As estratégias de marketing tradicionais estão desenhadas para obter novos clientes, mas oferecem poucos recursos para os manter. Sabia, por exemplo, que adquirir um cliente pode custar 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente já existente?Para prosperar, os negócios modernos devem atribuir igual importância à aquisição e retenção de clientes e é aqui que o growth marketing entra em cena.
Growth marketing é o nome dado a um novo modelo estratégico que responde à crescente necessidade de reter clientes. Concebido para estimular a retenção, o growth marketing permite que negócios aumentem as suas taxas de retenção por via de crescimento sistemático baseado em análise de dados. Vejamos exatamente como.
Como funciona o growth marketing?
Uma das particularidades do growth marketing é o seu foco na análise contínua de dados. Em vez de oferecer um leque de soluções padrão, as agências de growth marketing baseiam-se em auditorias, aplicadas individualmente a cada negócio.
Por exemplo: uma agência de growth marketing começa por identificar pontos-chave em que clientes abandonam os serviços. A seguir, propõem soluções para resolver estes problemas e monitorizam atentamente resultados para garantir que as soluções implantadas resultaram. Todos os processos são baseados em dados reais, não em previsões ou casos de estudo.
Assim, o growth marketing não se distingue do marketing tradicional apenas devido ao seu foco na retenção de clientes, sendo único devido ao seu caráter experimental, que faz com que os serviços oferecidos pelas agências se ajustem rapidamente às necessidades do mercado.
O que faz uma agência de growth marketing?
Estes são alguns dos principais serviços oferecidos por agências de growth marketing:
- Desenvolvimento de estratégias baseadas em dados
- Criação de soluções adaptadas, baseadas em testes A/B e resultados factuais
- Gestão de campanhas (SEO, email marketing, redes sociais, etc.)
- Otimização da experiência do consumidor
- Implementação de plataformas (CRMs, HubSpot, etc.)
Apesar do growth marketing ainda ser uma novidade (o termo foi introduzido em 2010), existem várias agências de qualidade no mercado com ofertas para indústrias e pequenos negócios.
Melhores agências de growth marketing
Estas são as 4 melhores agências de growth marketing da atualidade:
1 – Boomit.us
Com cobertura de mais de 40 países (com destaque para o Brasil), a Boomit.us é uma agência de growth marketing com mais de 10 milhões de utilizadores qualificados e mecanismos inovadores de data science e Inteligência Artificial.
O foco na especialização, com acesso contínuo a uma equipa experiente, e a versatilidade de soluções são duas das principais vantagens da Boomit.us.
2 – Incubeta
Serviço internacional de growth marketing com vantagens especiais para negócios de promoção artística e design. A análise de dados em tempo real e incorporação de Machine Learning são dois dos serviços oferecidos pela Incubeta. Com provas dadas nas indústrias do retalho e dos produtos de beleza.
3 – Moburst
A Moburst é uma agência de marketing estratégico (incluindo growth marketing) com excelente reputação e uma aplicação móvel exclusiva.
4 – SUBA
Uma “growth agency” à portuguesa, a SUBA já colaborou com vários negócios nacionais de sucesso, incluindo a Lipor e a Clidume.
Vantagens de obter serviços de growth marketing
Para pequenas empresas, valerá mesmo a pena comprar serviços de growth marketing em vez de gerir autonomamente a retenção de clientes?
Cada caso é um caso, mas as agências de growth marketing oferecem serviços especializados com vantagens para todos os tipos de negócios, tais como:
- Testes rápidos: Agências profissionais correm vários testes de desempenho em simultâneo, obtendo insights rápidos relativamente ao que funciona e não funciona;
- Estratégias baseadas em dados: Growth marketing especializado foca-se em métricas-chave como taxas de conversão e retenção, baseando as duas decisões em factos;
- Monitorização e adaptação contínua: O growth marketing não é um one-time service—as agências monitorizam e adaptam-se às exigências do mercado, garantindo resultados contínuos a longo prazo;
- Diversidade de serviços: O growth marketing profissional cobre um vasto leque de serviços, incluindo SEO, design UX/UI e estratégia de produto.
Os objetivos do growth marketing
Para saber se as suas estratégias ou as estratégias da sua agência estão a ser um sucesso, é importante considerar os objetivos finais do growth marketing:
- Aumentar a taxa de retenção de clientes
- Otimizar a experiência do utilizador
- Reduzir custos de retenção e aquisição de clientes
- Montar sistemas escaláveis e que permitam um crescimento sustentável
Lembre-se que, para perceber se cada um destes objetivos foi concretizado, é necessário fazer um diagnóstico à base de dados, considerando métricas-chave de crescimento, com especial foco na otimização da retenção.
Conclusão: o growth marketing é suficiente para o seu negócio?
O growth marketing é um serviço fundamental para competir num mercado em constante mudança, mas não é um substituto do marketing tradicional. Afinal, para reter clientes, é preciso adquiri-los primeiro, utilizando métodos tradicionais de marketing para promover os seus produtos ou serviços.
Idealmente, você deve aplicar estratégias de aquisição de clientes em conjunto com estratégias de retenção de clientes no seu negócio.
Outros artigos interessantes:











