Será que é possível aumentar a velocidade da rede… sem ultrapassar os seus próprios limites…?
Fixe esta sigla: SMB. Estas são as iniciais de “Server Message Block”, um protocolo que nos permite, na prática, aumentar substancialmente a velocidade de transferência dos dados numa rede Ethernet, ultrapassando o seu “limite”, mas ao mesmo tempo, respeitando o “código da estrada”.
A ideia é simples. Imaginemos que precisamos de transportar 50 pessoas num autocarro através de uma estrada de uma via cujo limite de velocidade é de 100 km/h e na qual só pode transitar um veículo. Num mundo ideal (e para usarmos números “redondos”), se a distância do ponto de partida até ao destino for de 100 km, conseguimos transportar, com esse autocarro, um máximo de 50 pessoas numa hora.
Para aumentar a quantidade de pessoas transportadas sem exceder os limites de velocidade, o ideal seria que essa estrada tivesse duas vias e permitisse a circulação em simultâneo de dois autocarros. Dessa forma, mesmo respeitando a velocidade máxima, teríamos o potencial de transportar o dobro das pessoas.
Agora, imaginemos que em vez de uma estrada temos uma rede, que em vez de pessoas queremos transferir dados – documentos, imagens, vídeos, músicas… – e que o limite de velocidade é expresso em megabits por segundo. Numa rede gigabit, o limite de velocidade é mesmo esse: não podemos ir além de 1 gbps.
Ou será que podemos? Tirando partido da funcionalidade SMB Multicanal 3.0, que se encontra ativada por default em Windows, MacOS e Linux, podemos potencialmente duplicar a velocidade de transferência de dados numa rede – por exemplo entre um computador e o NAS.

O principal requisito, ao nível do hardware, é que quer o NAS, quer o PC estejam equipados com duas ou mais portas de rede.
A QNAP publicou recentemente um vídeo no seu canal do YouTube em Portugal onde é explicado o processo e se observa, numa rede gigabit, um aumento da velocidade de transmissão de cerca de 880 mbps para 1500 mbps – quase mais 75% – após instalação de uma placa de rede adicional no PC.
O SMB Multicanal funciona em qualquer tipo de rede Ethernet, pelo que a potencial duplicação de velocidade através do aumento da largura de banda pode ser obtida igualmente em redes 2.5 Gbps ou 10 Gbps, e não apenas em redes gigabit.
Outros artigos interessantes:










