TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Não caia na lacuna de gestão

Hugo Barata por Hugo Barata
13/12/2016 - Atualizado a 12/01/2017
Em Hardware

Os data centers enfrentam atualmente enormes desafios devido à rápida diversificação das aplicações empresariais que geram uma quantidade de informações sem precedentes – contudo, conseguem e podem responder eficazmente adotando cargas de trabalho virtualizadas e infraestruturas convergentes e hiperconvergentes. Seria uma verdadeira desgraça se o baixo desempenho do hardware ou mesmo operadores de data centers sem falhas acedessem às totais capacidades destas soluções.
Contudo, é exatamente isto que está a acontecer em muitos casos – e está a ser causado pela virtualização. A virtualização oferece a salvação a um preço: torna a gestão de energia muito mais complexa, aumentando significativamente as possibilidades dos racks do servidor falharem devido a uma falha de energia num ambiente dinâmico e em rápida mudança.

O impacto da virtualização

O impacto da virtualização na necessidade de energia é duplo. Em primeiro lugar, todos os servidores necessitam de mais energia. As máquinas virtualizadas (VMs) funcionam entre 70% e 80% da capacidade comparado com apenas 10% – 15% para uma máquina não virtualizada. Isto aumenta a necessidade de energia por armário até possivelmente 40 kW. Em segundo lugar, a virtualização permite que as aplicações se movam de um servidor para outro livremente, alterando instantaneamente as necessidades de energia nas infraestruturas existentes e destacando a necessidade de flexibilidade.

Infelizmente, muitas pessoas não reconhecem estas realidades e apenas assumem que a energia estará sempre lá. Esta atitude é um grande erro com várias possíveis consequências. As condições operativas são sub-ideais porque a quantidade correta de energia não está a ser fornecida quando e onde é necessária – contudo, ao mesmo tempo, os custos com a energia podem aumentar devido a um aprovisionamento excessivo da energia. No pior caso, o resultado poderá ser uma falha de energia extremamente dispendiosa, funcionando possivelmente a $10.000 por minuto ou mais, de acordo com uma sugestão de um recente relatório da TechRadar. A exposição está em curso, já que os utilizadores não adotam as melhores práticas para as suas políticas de continuidade empresariais.

A tecnologia de energia moderna tornou as soluções disponíveis, mas a sua implementação bem sucedida depende da instalação do conjunto certo numa empresa. As equipas de gestão das instalações e de processamento de dados devem permitir que, nos ambientes virtualizados e convergentes, a necessidade de capacidade de computação e, desse modo, de energia, seja dinâmica, com movimentação de cargas de trabalho, de aplicações e de armazenamento dentro e entre data centers conforme ditam as necessidades empresariais. Para alcançar o topo da eficiência operativa enquanto se evita o risco de falhas de energia, é essencial desenvolver uma estratégia de gestão de energia sofisticada e integrá-la na infraestrutura ICT. A lacuna de gestão entre o potencial e os desempenhos reais das infraestruturas convergentes/hiperconvergentes deve ser fechada.
Os operadores de data centers podem alcançar isto estabelecendo parcerias com fornecedores especialistas de soluções de energia como a Eaton. Tais fornecedores oferecem não apenas componentes de hardware elétrico mas, essencialmente, software pronto para virtualização. Estas ferramentas trabalham em conjunto para dar visibilidade do estado juntamente com os meios para gerir a distribuição da energia até ao nível granular. O resultado é uma estratégia de gestão de energia em vez de apenas um conjunto de produtos de hardware.

Ferramentas de estratégia de gestão da energia

A distribuição da energia começa normalmente com uma Unidade de Alimentação Ininterrupta (UPS), que fornece energia condicionada durante o funcionamento normal e energia de reserva durante as falhas de energia. A inteligência da UPS deve fornecer avisos de falhas de energia prolongadas, permitindo que as máquinas virtuais sejam migradas para locais de reserva ou nuvem, ou desligar os servidores em segurança antes das baterias da UPS descarregarem.

A inteligência pode ser também trazida para a distribuição da energia através de cabos e de unidades de distribuição de energia em racks (PDU) capazes de fornecer informações de saída e da secção para melhorar a gestão e a deteção de avarias. As PDUs mais modernas monitorizam e gerem o equipamento TI com elevada precisão, indicando onde está a ser utilizada a energia, identificando o hardware malicioso gastador de energia, simplificando o equilíbrio da carga e identificando locais com capacidade de carga extra. O funcionamento a 60 ºC sem descarga permite a utilização das PDUs em sistemas de TI modernos com menor arrefecimento.

Adicionalmente, a monitorização ambiental permite a medição remota da temperatura e de outras variáveis e a ativação de políticas de reserva e de comutação automática para minimizar a perda de informação e otimizar a recuperação. O ambiente do hardware TI pode ser também melhorado utilizando caixas de equipamento seguras e fiáveis com acesso interno fácil.

Todas estas funções devem ser trazidas para o ambiente de gestão de energia do software, o qual é, por sua vez, integrado na plataforma de virtualização do data center. A partir de um painel simples em vidro, os operadores podem gerir todos os dispositivos de energia das UPSs e das PDUs, em conjunto com informações da rede, do servidor físico e de armazenamento.

A abordagem de gestão de energia integrada permite às infraestruturas convergentes/hiperconvergentes virtualizadas do data center detetar sempre o seu total potencial; durante o funcionamento normal, as funções TI podem funcionar mais eficazmente, o tempo de funcionamento é aumentado e o TCO é reduzido. No caso de uma falha de energia, é garantida uma recuperação fiável da falha. As discussões com um fornecedor reconhecido de sistemas de energia irão identificar não apenas os componentes de hardware e de software a adquirir, mas também a sua construção numa solução de gestão de energia integrada e eficaz.

Bruno soaresArtigo de opinião de Bruno Soares,
responsável vendas Canal TI para Portugal

Tags: Bruno SoaresEatonUPS
PartilhaTweetEnvia
Hugo Barata

Hugo Barata

é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Artigos relacionados

Tp-link lança nova câmara de segurança exterior tc80 kit
TP-Link

TP-Link lança nova câmara de segurança exterior TC80 Kit

26/06/2026
Qnap lança switches qsw-m2130 geridos pela web
Hardware

QNAP lança switches QSW-M2130 geridos pela web

13/06/2026
Hospitalidade 4. 0: porque ir de férias (des)conectado exige uma rede estável - artigo de opinião de moisés raimundo, b2b marketing manager tp-link portugal
Opinião

Hospitalidade 4.0: Porque ir de férias (des)conectado exige uma rede estável

27/05/2026

Comentários

Últimas notícias

Microsoft instala app do OneDrive por engano e não há solução fácil

Moto G Max revelado: um monstro de autonomia com design blindado

Caviar revela supostos detalhes do iPhone 18 Pro e Ultra

Made by Google: Tudo o que esperamos ver no próximo evento

Windows 11: Nova hibernação adaptativa corta consumo de bateria

Google ataca o design das rivais no teaser do Pixel Watch 5

Apple adiciona 43 novos aparelhos auditivos ao seu ecossistema

WhatsApp para iOS recebe novos controlos parentais nativos nas definições

Novos Xiaomi Pad 9: especificações vazadas revelam um autêntico monstro

Alternativa europeia à Starlink recebe luz verde para arrancar em 2029

HarmonyOS 7 beta: novo carregamento direto vai proteger a tua bateria

Inteligência artificial da Meta sai do controlo e hackeia outra empresa

Silo temporada 3: O algoritmo pode afinal ser humano

Novo sensor fotográfico da Samsung aponta ao Galaxy S27 Ultra

ChatGPT: Nova função permite criar e exportar stickers para o WhatsApp

Google estende o acesso gratuito aos vídeos do Gemini Omni

Samsung Galaxy S26 FE: Novas imagens desvendam as três cores finais

Honor MagicOS 11: programa beta fechado arranca para 17 dispositivos

Google prepara bloqueio nativo de aplicações para dispositivos Android

Novas consolas portáteis MANGMI Air Y chegam com preços fantásticos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.