TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Portugal mantém a 28ª posição e Lisboa cai 17 lugares, para a 62ª posição, no Índice de Competitividade Global de Talento

Hugo Barata por Hugo Barata
13/02/2020
Em Notícias

A Adecco divulgou, em parceria com a INSEAD e a Google, os resultados daquele que é o maior estudo global de competitividade de talento alusivo a 2020 durante o World Economic Forum em Davos.

Neste estudo de Competitividade de Talento, que enfatizou a clivagem sentida entre os países de mais altos rendimentos e o resto do mundo, devido em grande parte às novas tecnologias e à Inteligência Artificial, acima de tudo, Portugal mantém uma boa posição num total de 132 países, estando em 28º lugar, e Espanha vem um pouco mais atrás em 32º lugar.

Numa escalada de 0 a 100, Portugal tem os parâmetros de Lifestyle e do Cenário Regulatório (Legislação e Política) a alcançarem as melhores pontuações, respetivamente 82,78 e 76,92, são de salientar o saneamento (dentro de Lifestyle) avaliado com um total de 99,4, o valor mais alto alcançado, e dentro do Cenário Regulatório a estabilidade política com 88,71 e a eficácia do Governo com 78,83, pese embora a corrupção tenha marcado 67,57.

No parâmetro de Atração, a abertura interna que Portugal demonstra também é bem valorizada, com uma pontuação de 75,4. Neste item são de destacar os 95,89 de pontuação para o item de tolerância com imigrantes e 90 para tolerância com minorias. Já no que diz respeito às oportunidades de liderança das mulheres, este pontuou apenas 42 pontos.

De acordo com este estudo, um dos piores parâmetros de Portugal, será o de impacto do talento (35,62) seguido das competências de nível superior (44,92) e também de conhecimento global (40,27)

Nas escalas de Crescimento que implicam a formação e educação e o acesso a oportunidades de crescimento os valores alcançados não passaram da casa dos cinquenta pontos.

Desta análise dos resultados de Portugal no Global Talent Competitiveness Index (GTCI) 2020, resulta a manutenção da imagem global de país afável, tranquilo e pacifico e com uma legislação pouco restritiva, um bom estilo e nível de vida, que contrastam com os pontos menos positivos de edução e formação, fundamentais para a criação, atração e retenção de talentos.

Outros dados interessantes de destacar de Portugal, são: o valor de 49.24 obtido na relação remuneração e produtividade e, talvez a mais baixa de 20, na densidade de robots. A utilização da tecnologia ronda os 76 pontos enquanto o investimento em tecnologias emergentes apenas os 52,88.

Adecco

Lisboa ao ritmo da Internet

Lisboa desceu este ano 17 posições do ranking, na avaliação GTCI 2020, ocupando agora a 62ª posição face às 155 cidades analisadas. A realidade é que no parâmetro Enable, a velocidade da internet em Lisboa foi avaliada em apenas 31 pontos e no parâmetro de desenvolvimento do Conhecimento Global as ligações aéreas existentes são mal avaliadas, tendo sido classificadas com apenas 17 pontos. Como pontos positivos da cidade destaca-se a segurança (com 94,9) e a qualidade ambiental (com 97,3), a corroborar a nomeação de Lisboa Capital Verde 2020.

Gtci 2020 report portugal

PartilhaTweetEnvia
Hugo Barata

Hugo Barata

é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Artigos relacionados

Oppo find x9 ultra botão
Notícias

Oppo Find X9 Ultra chega em abril com botão dedicado para fotos

23/03/2026
Reddit verificação
Notícias

Reddit quer usar o teu rosto para provar que não és um robot

22/03/2026
Huawei sensor 1 polegada
Notícias

Huawei cria o seu próprio sensor de 1 polegada para fotografia

19/03/2026
Oneplus pad table tandroid
Notícias

OnePlus prepara novo Pad 3 Pro e um inédito modelo Mini

17/03/2026
Huawei pura 80 ultra design
Notícias

Huawei e Oppo preparam lançamentos de peso para o mês de abril

15/03/2026
App sport tv atinge 4 milhões de utilizadores registados
Notícias

App SPORT TV atinge 4 milhões de utilizadores registados

14/03/2026

Comentários

Últimas notícias

Tapo c615g kit: videovigilância 4g com painel solar por 119,99 euros

Tapo C615G KIT: videovigilância 4G com painel solar por 119,99 euros

30/03/2026
Spacex leva mais 6 satélites portugueses para o espaço

SpaceX leva mais 6 satélites portugueses para o espaço

30/03/2026
Bowers & wilkins pi8 e px7 s3

Bowers & Wilkins Pi8 e Px7 S3 chegam em novas cores em abril

29/03/2026
QNAP

ASUS lança ExpertBook B3 G1 e ExpertCenter P600 AiO para empresas

ProArt GoPro Edition chega a Portugal com IA e ecrã OLED 3K

Novo truque do Android 17 carrega a tua bateria mais rápido

Novo Redmi 15A traz bateria inesgotável e atualizações para muitos anos

Samsung Galaxy A57 5G e A37 5G chegam a Portugal a 10 de abril

HUAWEI WATCH GT Runner 2: lactato e GPS flutuante a 399€

Cuidado com o quishing: códigos QR falsos roubam o teu dinheiro

WhatsApp vai deixar-te criar listas exclusivas para os teus estados

Novidades da One UI 8.5 chegam a mais telemóveis Samsung Galaxy

Google prepara bloqueio nativo de aplicações para proteger a tua privacidade

Este iPhone 17 Pro exclusivo esconde um bocado de Steve Jobs

iPhone com 200 MP? Apple testa nova câmara para bater a concorrência

Google Messages quebra barreiras e atinge 10 mil milhões de instalações

POCO X8 Pro chega ao Brasil com Dimensity 8500-Ultra e bateria de 6.500 mAh

Hi-Fi Show 2026 reúne som, imagem e vinil no Estoril

Gritos 7 bate recordes e é o maior sucesso de sempre da saga

Panasonic Lumix TZ300: o regresso após oito anos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.