Destaques, Internet

Google Earth ajuda a descobrir 2000 novos sítios arqueológicos


Um arqueólogo australiano descobriu 2000 novos sítios arqueológicos sem sair de casa. Com recurso ao Google Earth, explorou uma área de 1 232 quilómetros quadrados do deserto da Arábia Saudita e afirma ter descoberto 2000 potenciais locais arqueológicos.

David Kennedy, investigador da University of Western Australia, afirma ter descoberto os locais apenas com recurso ao programa de download gratuito. Em declarações ao site New Scientist, o arqueólogo afirma nunca ter ido à Arábia Saudita: “Não é o país mais fácil para se entrar”.

O cientista afirma que fotografias aéreas daquele país não estão disponíveis para a maioria dos arqueólogos e é difícil, se não impossível, voar sobre a Arábia Saudita. “Mas o Google Earth consegue contornar esses problemas”.

O arqueólogo David Kennedy estudou em profundidade 1 232 quilómetros quadrados do deserto, na área de Jidah, identificou 1977 potenciais sítios para investigação e pediu a um amigo não arqueólogo para ir ao terreno e confirmar, fotografando os locais. Ficou assim confirmado que o que tinha sido identificado através do Google Earth eram vestígios e não sombras ou vegetação. O trabalho foi publicado no Journal of Archaeological Science.

David Kennedy é especialista em arqueologia romana e desde 1997 que faz voos de prospeção todos os anos na Jordânia.


5 comentários em Google Earth ajuda a descobrir 2000 novos sítios arqueológicos

  1. Anderson

    Realmente o google vai nos surpreendendo cada vez mais……
    deposi do lançamento do streetview….eh bem capaz mesmo que um dia ele entre em nossas casas, como disse o nosso colega Wanderson

  2. Marcello

    Ha tempos que o Google era apenas um buscador de coisas triviais como pesquisas normais na internet de produtos e serviços tendo entrado em todas as areas imagináveis. Se não temos idéia do que o futuro nos reserva com certeza saberemos que o Google fará parte de todo este processo.

  3. Rodrigo

    SEM DUVIDA OS MAPAS DA GOOGLE AJUNDAM AOS ARQUEOLOGOS A EXPLAROREM MELHOR NOSSA TERRA, PRA QUEM GOSTA E ESTUDA A MATERIA É UMA BOA OPÇAO.

  4. Marcio Ly

    Uma descoberta com apenas alguns clicks!!! Isso realmente e muito interessante.Fico imaginando daqui mais alguns anos o que poderemos fazer com apenas alguns clicks.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *