Destaques, Internet, Segurança

Cuidado: Ataques de phishing contra World of Warcraft


O World of Warcraft é o terceiro service mais falsificado através de ataques de pishing, sendo apenas ultrapassado pelo PayPal e pelo Ebay. O alerta é dado pela BitDefender, que descobriu um ataque em larga escala.

De acordo com a empresa de segurança, foi localizado um ataque de pishing em grande escala contra os usuários do World of Warcraft. O jogo online tem mais de 11 milhões de usuários e os cibercriminosos não descuram essa imenso campo de colheita, a exemplo do que acontece com as redes sociais.

Jocelyn Otero Ovalle lembra que “os ciberdelinquentes não desaproveitam nenhuma oportunidade para fazer negócio”. A diretora de Marketing da BitDefender para Espanha e Portugal garante que “World of Warcraft é, segundo os nossos dados, o terceiro serviço mais falsificado em ataques de pishing, ultrapassado apenas pelo PayPal e Ebay”.

O ataque detetado consiste num email supostamente enviado pelo provedor do serviço, que diz ao usuário que a sua conta está a ser investigada por suspeitada de que estará a ser vendida ou modificada, entrando assim em incumprimento dos termos de utilização. No e-mail, o usuário é convidado a seguir um link para confirmar o registo e assim evitar que a sua conta seja eliminada.

world of warcraftDe acordo com a BitDefender, “Esse link leva a uma página que imita a original de World of Warcraft, mas que é falsa. Se o usuário introduz nesta página o seu nome de usuário e a sua palavra-chave, estes dados vão parar a mãos de ciberdelinquentes que os utilizarão para aceder à sua verdadeira conta e vender os acessórios do jogo que valham algum dinheiro em fóruns e páginas especializadas”.

Este é um tipo de ataque especializado, mas os cibercriminosos têm intensificado e diversificado os seus ataques em larga escala, aproveitando-se quer da boa-vontade dos cibernautas, como foi o caso do sismo do Japão, quer testando a eficácia de sites como aconteceu recentemente com o WordPress ou ainda recolhendo informação confidencial de organizações e mesmo de países. Este ano o Canadá anunciou ter sido alvo de um ataque bem orquestrado.

A segurança online está na ordem do dia das preocupações, com a utilização cada vez mais intensa de dispositivos móveis sem que os usuários tenham cuidados especiais na proteção dos seus dados, sendo ainda poucos os que têm programas de defesa nos smartphones ou tablets.


17 comentários em Cuidado: Ataques de phishing contra World of Warcraft

  1. Marcio Ly

    Se o pessoal da Sony tivesse prestado atenção neste aviso poderiam ter evitado os problemas ocorridos com o PSN.

  2. Marcio Ly

    Muito legal a dica do Wanderson do site Buzzero.com, tenho muito interesse em cursos e também anunciar o meu negocio, realmente o melhor e ganhar tudo honestamente e não obter vantagens sobre outras pessoas como fazem estes hackers eou crackers.

  3. Marcio Ly

    Os jogos online são o alvo da vez, veja o que aconteceu com o PSN agora também a rede Xbox Live emitiu um alerta de segurança em sua página de status, informando sobre uma possível tentativa de phishing em um dos jogos o Modern Warfare 2.

  4. Wanderson

    Ao invés de roubarem esses hackers deveriam ganhar dinheiro honestamente como nós. No Buzzero é possível ganhar dinheiro ensinando ou até mesmo ensinar de graça. Você pode aplicar provas e cobrar algo por isso, basta ter conhecimento em alguma área. E para aqueles que querem aprender o Buzzero também é o lugar, você pode fazer os cursos gratuitos (muitos) ou optar pelos pagos e ainda recebe certificado.

    Siga o link: http://www.buzzero.com/

  5. Anderson

    Esses phishing sabem mesmo mexer com a mente das pessoas….para os que jogam com muita frequencia o WOW, ver uma mensagem de que a conta está em suspeita, faz com que ele não pense duas vezes a não ser clicar no link….
    a msma forma acontece com outros tipos….

    os usuários tem que tomar muito cuidado antes de clicar em quaiquer link

  6. Wanderson

    Já que estamos na categoria de internet, que achas de postar um artigo com uma compilação de diversos browser games????

  7. Marcello

    Impressionante a quantidade de “picaretas” que tem na internet e por isso mesmo as pessoas tem que tomar cuidado quando vão fazer uma transação on line procurando saber se a página é segura, pois, depois do prejuizo mesmo que recupere o dinheiro vai ficar sempre um trauma a ser superado.

  8. Rodrigo

    ISSO É UM JOGO SUJO,PESSOAS NAO RESPEITAM, ESSE HACKERS SAO A PIOR RAÇA DENTRE OS INTERNALTAS QUE NAVEGAM PELOS SEUS INTERESSES PESSOAIS SUJANDO A IMAGEM DE TODOS.

    • Wanderson

      Na verdade Rodrigo, os responsáveis por roubos e coisas semelhantes são os ´´crackers“`. Os hackers são pessoas com enormes conhecimentos nas áreas de sistema, códigos e internet e têm um papel fundamental em empresas de segurança por exemplo. Portanto a sua expressão ´´ESSE HACKERS SAO A PIOR RAÇA DENTRE OS INTERNALTAS“ não se encaixou muito bem em seu comentário!

      Abraço!

  9. eliton

    é isso mesmo que o ivo falou, o grande problema é o pessoal que sai clicando em tudo que vê, gosto muito desse jogo mas tem um tempão que não jogo, isso não é de agora.

  10. Marcio Ly

    Com certeza os MMORPG são bons condutores de pishing e malwares.
    É bom sempre verificar se os links que recebemos por
    e-mail são confiáveis.

    • Anderson

      O ruim é quando você recebe esses phishings de seus amigos….muita gente acaba clicando no link..e sem perceber já estão contaminados

  11. Wanderson

    Não é de hoje que isto ocorre, onde há alvos com milhões de usuários lá estão, eles os geniais e impiedosos hackers e/ou crackers!

  12. Ivo Macedo

    Realmente aquilo onde existe muito dinheiro, existem pessoas de olho querendo ‘tirar uma casquinha’, e não poderia ser diferente com um jogo que fatura milhões e milhões, o jeito é sempre manter os usuários informados desses ataques, mesmo quando não surjam, assim como os bancos fazem ”não clique em link enviados por e-mail” ou encontrar outra alternativa para solução do problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *