primavera árabe Destaques, Redes sociais

Tweets from Tahrir: livro reúne posts da revolução egípcia


A editora OR Books vai lançar um livro que reúne os tweets feitos entre janeiro e fevereiro no Egito, contando em 140 carateres a revolução que levou à queda de Mubarak.

O livro “Tweets from Tahrir”  conta a revolução na primeira pessoa. Centenas de jovens documentaram com os seus celulares/telemóveis cada passo da revolução, à medida que ia acontecendo.

Diz a editora norte-americana na apresentação do livro que “a história nunca foi escrita desta forma”. “Tweets from Tahrir” junta os posts dos que viveram os acontecimentos na praça Tahrir e daqueles que os organizaram, bem como as fotografias que foram sendo colocadas na rede.

No prefácio da publicação, a escritora vencedora de um Booker Price Ahdaf Soueif escreve que “sem os novos mídia a Revolução Egípcia não podia acontecer da mesma forma. As causas da revolução foram muitas e arreigadas. O momento da mudança chegou – mas foi a natureza instantânea e de difusão dos novos mídia que tornou possível o reconhecimento do momento e o tornou numa manifestação tão efetiva”.

O livro tem edição do activista Alex Nunns e de Nadia Idle, uma anglo-egípcia que estava no Cairo, na praça Tahrir, quando Mubarak caiu.

A editora OR Books já está a aceitar pré-inscrições para a compra do livro, que começará a ser distribuido no próximo mês. O livro custa 12 dólares e o ebook 10 dólares. Pode comprar os dois pelo preço de 16 dólares.


13 comentários em Tweets from Tahrir: livro reúne posts da revolução egípcia

  1. Marcello

    hoje está dificil pras ditaduras censurarem as pessoas, talvez o ultimo pais a cair devido a geografia complicada para seu povo seja a Coréia do Norte, mas um dia mais esta ditadura odiosa cai e isso em grande parte devido as novas tecnologia tipo tweeter e outras que virão no futuro que nem imaginamos ainda.

  2. Letícia Faria

    Brilhante ideia. E vai ser repetida, sem dúvidas.
    Daqui a um tempo, vamos ver livros de twittes de todos os assuntos e fatos marcantes. Não que isso seja um problema, é só uma parte do processo.

  3. Idéia simplesmente magnifica desta editora. É algo realmente inédito a história sob muitas visões contada simultaneamente aos eventos, com certeza uma ótima leitura.

  4. Marcio Ly

    Quem não estiver conectado as redes sociais hoje perde muito em informações, logico que muita coisa tem que ser filtrado pois como tem coisas boas também tem muita coisa que não acrescenta nada para nossa vida.

  5. Wanderson

    Interessante, as redes sociais influem cada vez mais em nossas vidas, inclusive nos livros agora. Vai que pega!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *