Apple, Mobile

Smartphones: Apple e Samsung ultrapassam Nokia


A Nokia viu o seu reinado de quinze anos chegar ao fim e baixou do primeiro para o terceiro lugar, tendo sido ultrapassada pela Apple e a Samsung  no número de smartphones vendidos nos últimos três meses.

Os números da Strategy Analytics não supreendem depois de a Apple ter anunciado lucros recorde e de o Samsung Galaxy SII estar a ter uma grande aceitação no mercado, ao mesmo tempo que se assiste a um decréscimo do crescimento dos smartphones mais baratos, o segmento em que a companhia finlandesa é líder.

Já com mais de um ano, o iPhone 4 continua a ser um rei de vendas e demonstra um potencial de vida útil bem superior ao comum dos smartphones. A Samsung é a grande vencedora neste campeonato a três, tendo registado um aumento de vendas de 520 por cento num ano e conquistado uma quota de mercado de 17 por cento.

De acordo com o estudo, a Apple passou de 8,4 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2010 para 20,3 milhões de unidades no mesmo período de 2011, tendo a quota de mercado subido de 13,5% para 18,5%. Por seu turno, e para as mesmas datas, a Samsung passou de 3,1 para 19,2 milhões de unidades vendidas e de 5% para 17,5% de quota de mercado. Já a Nokia registou uma trajetória inversa, passando de 23,8 para 16,7 milhões de smartphones vendidos e de 38,1% para 15,2% de quota de mercado.

A Nokia está a lutar para que os seus aparelhos Windows Phone, já com o novo sistema operacional/operativoMango consiga inverter a queda e se torne concorrencial com os aparelhos Android e da Apple, sendo que – apesar de não o poder admitir – segue atentamente as guerras judiciais entre a Apple e a Samgung e as que põem em cheque o sistema Android, todas por violação de patentes.

via Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *