Protótipo da Microsoft permite multitouch em várias superfícies

A tela em qualquer lado

 

A Microsoft está a desenvolver uma tecnologia quepossibilita a interação com o computador em superfícies do dia-a-dia. O protótipo OmniTouch permite que tornar praticamente qualquer superfície numa tela/ecrã tátil.

protótipo multitouchO protótipo desenvolvido no laboratório Microsoft Research promete vir a revolucionar a forma como interagimos com os dispositivos digitais. Com uma câmera e um projetor integrados, o aparelho permite que a palma da sua mão, uma parede ou mesmo o livro que está a ler se transformem em telas. O projeto está a ser promovido em conjunto com a Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos.

“Queríamos aproveitar a área de superfície enorme que o mundo real proporciona”, explica Hrvoje Benko, do grupo Natural Interaction Research, da Microsoft. “A área da superfície de uma mão só supera por si só a dos típicos smartphones. As mesas têm uma ordem de magnitude maior do que um computador tablet. Se pudermos apropriarmo-nos dessas superfícies ad hoc sempre que quisermos, podemos oferecer todos os benefícios da mobilidade enquanto expandimos a capacidade interativa do usuário. ”

Para já, o OmniTouch ainda está longe de chegar ao mercado e como qualquer protótipo não é um objeto bonito nem prático. Mas indica caminhos de futuro.

Confira as potencialidades do protótipo

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *