Internet

O mundo em 2011 segundo o Google


Os acontecimentos, as pessoas e as pesquisas

 

Pela 11ª vez, a Google publicou a sua visão do mundo no ano que está a acabar: ou melhor, condensou a visão que o mundo teve de si mesmo através das pesquisas.

Zeitgeist é uma palavra inglesa sem tradução e que quer dizer “espírito da época”. Para a Google, o ano de 2011 foi de adversidade, encruzilhadas, revolução, memória, possibilidade e inspiração. Acontecimentos como o tsunami no Japão e a Primavera árabe dominaram as pesquisas em todo o mundo e resultaram neste belíssimo vídeo.

A nível mundial, as pesquisas que tiveram ascenção mais rápida foram a jovem cantoraa Rebecca Black e o projeto Google Plus. Nas lista das 10 pesquisas que mais subirão contam-se três que têm a ver com a Apple: Steve Jobs, iPhone 5 e iPad 2.

Pesquisas no Brasil

Os internautas brasileiros começaram a pesquisar fortemente por Facebook, que registou a ascenção mais rápida seguido pelo concurso Bbb e pelo site de jogos gratuitos DdTank. Os brasileiros procuraram ainda pela novelas do momento, pelos resultados do Enem 2011 e pelo Tumblr, tendo acompanhado de perto o Brasileirão.

Já as pessoas que tiveram a ascenção mais rápida nas pesquisas foram todos cantores e atores nacionais e estrangeros, à exceção de Bruna Surfistinha. Quem teve uma ascenção mais rápida foi a cantora Paula Fernandes. Conheça a lista completa aqui.

Pesquisas em Portugal

A atitude dos portugueses foi diferente e fez refletir alguns dos acontecimentos do ano, bem como a crise. Se Censos 2011 foi a pesquisa que mais subiu, destaque para Finanças, para o Groupon e para o Euromilhões. Os portugueses estão a fazer contas à vida mas ainda aumentaram em muito as pesquisas pelo G+, iPhone5, Gmail, Hotmail e Android.

Quanto às pessoas de quem os internautas portugueses mais quseram saber, a cantora britânica Adele foi a vencedora. Mas logo a seguir, a pesquisa incidiu sobre quem esteve nas notícias, com a morte do ator e cantor Angélico Vieira ou o homicídio de Carlos Castro por Renato Seabra em Nova Iorque. Estes são os nomes que completam o top 4. Pode ver aqui a lista completa.


1 comentário em O mundo em 2011 segundo o Google

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *