Mobile

Tablets Android ganham espaço


iPad domina mas concorrência aproxima-se

 

Os tablets com SO Android estão a conquistar os consumidores e já representam uma quota de mercado próximo dos 40 por cento. A Apple ainda é dominante, mas analistas consideram que o Android será o número um dentro de pouco tempo.

Quando a Apple lançou o primeiro iPad surpreendeu a concorrência e ganhou imediatamento o domínio total do novo segmento mobil. Vários fabricantes lançaram tablets a rodar sobre o Android mas todos estes primeiros modelos não convenceram os consumidores pela simples razão de o sistema operacional (operativo) utilizado estar preparado para rodar em smartphones e não em tablets. Além do mais, descuraram o design de produto e avançaram com preços semelhantes ou mesmo superiores ao tablet da Apple.

Foi só na segunda metade do ano passado este erro inicial dos concorrentes da Apple começou a ser corrigido, com a chegada ao mercado de tablets como o Samsung Galaxy Tab ou o Asus Eee Transformer. Parece que a mudança de estratégia colheu frutos e a verdade é que os analistas da Strategy Analitics concluiram que os tablet com Android já representam 39 por cento do mercado no último trimestre de 2011.

Os analistas vêem o mesmo tipo de comportamento de mercado que aconteceu após 2007 com o lançamento do primeiro iPhone. A Apple começou dominante no mercado até ser ultrapassada pelos smartphones Android. “Por outras palavras, os tablets Android estão a aumentar a taxa de implantação do mesmo modo que os smartphones Android fizeram no passado”, afirmoi Neil Mawston, diretor-executivo da Strategy Analytics ao Wall Street Journal.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *