Ameaças online: o que se esconde atrás de um clique Bitdefender, Segurança

Ameaças online: o que se esconde atrás de um clique


Desde a popularização da internet, o modo como nos comunicamos, trabalhamos e interagimos foi transformado. O crescente uso indiscriminado da web, além de facilitar nossas vidas, expôs os riscos aos quais estamos vulneráveis, tornando necessária a criação de mecanismos e estratégias que visem a proteção e segurança virtual.

Os internautas são, em sua maioria, pessoas em busca de informação, comunicação e entretenimento. No entanto, há pessoas mal intencionadas que criam maneiras de aproveitar brechas para cometer delitos e crimes, como o roubo de informações e arquivos pessoais – fotos íntimas, por exemplo – para difamação ou então para tirar dinheiro das vítimas.

Para evitar problemas e não ser enganado na internet, apresentamos as principais ações online, que se escondem atrás de um clique e podem ocasionar sérios danos.

Manter-se conectado

Para facilitar o uso, redes sociais, serviços de internet banking, e-mails e outros sites costumam oferecer a opção “manter-se conectado”. No entanto, essa opção deixa portas abertas para que crackers roubem informações valiosas. Por isso, sempre se desconecte, clicando em Logout, Sair ou equivalente.

O cuidado é indispensável especialmente em smartphones e computadores públicos, que são mais propensos a cair nas mãos de estranhos com segundas intenções, aproveitadores de situações como essas para agir criminosamente.

Criar senhas difíceis e modificá-las periodicamente são outras maneiras de se manter protegido.

Aplicativos

Determinados programas são essenciais para o correto funcionamento de um computador, deixar de atualizá-los é permitir que falhas e brechas permaneçam vulneráveis e à disposição de pessoas e programas mal intencionados. Configure seu computador para que as atualizações sejam executadas sempre que houver um pacote de correções.

Aplicativos - Programas piratas e downloads

Aplicativos – Programas piratas e downloads

Programas piratas e downloads

Em geral, conseguir cópias e versões ilegais de programas, sistemas, jogos, filmes, músicas ou outros materiais na internet é fácil. O conteúdo está ali disponível a um clique e qualquer pessoa pode acessá-lo. O problema é que, assim como a maioria dos internautas, os cibercriminosos sabem disso e se aproveitam dessa aparente comodidade para contaminar arquivos.

Assim, ao baixar determinado conteúdo ilegal, as chances de ele infectar seu computador são imensas. Ao contaminar uma máquina os cibercriminosos podem roubar dados e cometer outras atividades ilícitas.

Para evitar esse problema, o ideal é baixar versões originais do material que se deseja, assim como fazer downloads apenas em sites de confiança.

Acessar redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas

Essas conexões exigem cautela ao serem utilizadas. Isso porque elas, por vezes, são deixadas desprotegidas justamente para o roubo de informações e dados.

Contar com a proteção de um software de segurança, mesmo que uma versão gratuita de antivírus é imprescindível. Isso porque o programa será capaz de identificar e bloquear riscos, mantendo protegidos notebooks e smartphones, aparelhos que costumam, com maior frequência, acessar redes wi-fi.

Cautela ao acessar redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas!

Cautela ao acessar redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas!

Promoções e condições surreais

Promoções que oferecem aparelhos eletrônicos com muita facilidade não raro são brechas para enganar usuários desavisados. Evite “participar” dessas promoções, procure antes se certificar da idoneidade da empresa. Não clique em links suspeitos, bem como não forneça informações pessoais.

O mesmo vale para a mensagem popular em sites desprotegidos: você é o visitante nº 1000 de nosso site. Páginas confiáveis não recompensam internautas por número de acessos ou visitas. Clicar nesses anúncios significa cair em uma armadilha e pode ocasionar diferentes danos ao computador.

Conteúdo pornográfico

Essa é uma das principais maneiras que os crackers usam para enganar pessoas com a promessa de conteúdo exclusivo, inclusive de famosos. Como essa busca é uma das mais intensas é aí também que reside o maior foco de infecção.
A maioria dos bons antivírus realiza varreduras dos sites e indicam aos usuários quando há ameaças. Dessa forma, é possível navegar mais tranquilo e evitar sustos depois de um clique.

Este artigo é um oferecimento da Bitdefender.

Imagens via Free Digital photos


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *