OS X Mountain Lion Análise, Apple

Review OS X Mountain Lion


Análise ao OS X 10.8 , o novo sistema operativo(operacional) da Apple

No dia 25 de julho, a Apple lançou seu mais novo OS X, o aguardado OS X 10.8, mais conhecido como Mountain Lion. Com o preço de U$ 19,99 é o OS X mais barato da história da Apple (não contando o upgrade gratuito do 10.1 à 11 anos atrás). A proposta principal do Mountain Lion é trazer ao usuário uma integração ainda maior com os dispositivos iOS, com o serviço iCloud e também com as redes sociais.

Desempenho do Mountain Lion

Comparando com o Lion, o novo sistema operativo da Apple é um pouco mais rápido, consome um pouco menos de memória ram, isso fica claro em multi-tarefa, cenário em que o Lion consumia muita memória ram.

Novidades do OS X 10.8

A Apple promete mais de 200 novidades no Mountain Lion, talvez a mais notada e aguardada seja a Central de Notificações, (concorrente direto com o app Growl), a mesmo permite que o usuário fique sabendo de praticamente tudo que está acontecendo no seu Mac; e-mails recebidos, menções e mensagens diretas no Twitter, notificação de aplicativos, etc.
É possível também “tuitar” direto da Central de Notificações, veja a imagem abaixo.

OS X Mountain Lion

No outono do hemisfério norte, haverá integração com o Facebook, aumentando ainda mais o leque de compartilhamento e facilidades.

Além da Central de Notificações, a Apple adcionou 3 apps que já estavam presentes no iOS; Lembretes, Notas e Game Center (Nomes auto-explicativos) também com integração total com toda a família de dispositivos iOS através do iCloud.

Mensagens

Desde que o Mountain Lion foi anunciado, já sabíamos que o iChat seria “morto” para a entrada do novo App chamado Mensagens, ainda no Lion o beta estava disponível, e agora no Mountain Lion o Mensagens sai do beta e substitui o iChat. Com o novo Mensagens, você pode trocar mensagens e arquivos com usuários de iOS de forma gratuita.

iCloud

Antes um pouco restrito, agora no Mountain Lion o iCloud está melhor e mais integrado com os aplicativos, por exemplo; ao abrir o Editor de Texto, você é apresentado a uma tela onde pode escolher criar um novo documento ou abrir um direto do iCloud ou do seu Mac.

iCloud

Safari 6

Nitidamente mais rápido (a performance em JavaScript está muito melhor) e leve que a versão anterior, o novo Safari permite que você compartilhe páginas por email, Twitter, Mensagens e em breve com o Facebook.
Agora também é possível pesquisar diretamente na barra de endereço (igual ao Google Chrome), e claro, integração com o iCloud 🙂

Safari 6

Ditado

Muito parecido com o Siri do iOS, o Ditado é uma boa solução pra quem tem preguiça de digitar :p . Como o nome já diz, você “dita” as palavras e o sistema reconhece o que você falou e transcreve na tela. Por enquanto o aplicativo reconhece apenas os seguintes idiomas; Inglês, Francês, Japonês e Alemão, em breve acredito que essa lista vai aumentar.

Power Nap

O Power Nap permite que seu Mac continue trabalhando mesmo quando está “dormindo”, em resumo, você pode fechar seu Mac e ele vai continuar a receber emails, notificações, fazer backups e muito mais.
Uma novidade muito bem vinda, porém um pouco restrita infelizmente. O Power Nap só funciona nos MacBooks mais recentes (MacBook Pro 2012 e MacBook Air 2011/2012), ou seja, apenas modelos com SSD de fábrica.

AirPlay

Com o AirPlay, o usuário pode “espelhar” a tela do seu Mac em qualquer TV conectada ao dispositivo Apple TV. O recurso é muito interessante, uma vez que permite que você ligue seu Mac em um monitor externo sem a necessidade de utilizar cabos. Vale lembrar que o AirPlay só é compatível com aparelhos Apple TV 2ª Geração.

Gatekeeper

Consolidando ainda mais o OS X como um dos SO mais seguros da atualidade, o Gatekeeper permite que você não autorize instalação de aplicativos de fora da Appstore e/ou que não tenham uma assinatura de desenvolvedor. É bom lembrar que o Gatekeeper não é um anti-virus ou anti-malware.

Compartilhamento

Além do Twitter e Facebook que já foi mencionado, o Mountain Lion trás outras novidades interessantes de compartilhamento com as redes sociais, agora é possível fazer uploads de videos para o Vimeo diretamente do Finder, basta ter sua conta configurada e escolher o video que deseja fazer upload. Apesar de ser uma novidade interessante, seria bacana se fosse possível fazer uploads direto no Youtube, não que o Vimeo seja ruim, mas não é tão popular quanto o serviço da Google, quem sabe futuramente…

Considerações Finais

Embora a Apple prometesse mais de 200 novidades, poucas realmente fazem a diferença, mas isso não tira o brilho do sistema. De maneira geral o Mountain Lion é melhor em todos os quesitos que seu antecessor, o Lion. Rápido e muito mais estável que o Lion, e com um preço que cabe no bolso o Mountain Lion trás ao usuário uma experiência mais agradável e sem complicações com total integração com outros dispositivos da Apple. Por apenas U$ 19,99 o Mountain Lion é um update mais do que recomendado, se você ainda não fez o update, pode fazer sem medo de ser feliz 😉

Pontos Positivos:

  • Maior integração com dispositivos iOS e iCloud
  • Maior integração com as redes sociais
  • Estabilidade
  • Desempenho
  • Gatekeeper
  • Power Nap
  • Ditado
  • Preço

Pontos negativos

  • Power Nap restrito apenas para modelos com SSD de fábrica.

Máquina utilizada:

  • MacBook Pro 13′ 2011
  • Core i5 @2,4Ghz
  • 8GB DDR3 1333Mhz
  • HDD 500GB 5400RPM

Classificação TecheNet

Segurança
Preço
Apps
Interface
Novidades
Estabilidade
Pensamentos finais

Embora a Apple prometesse mais de 200 novidades, poucas realmente fazem a diferença, mas isso não tira o brilho do sistema. De maneira geral o Mountain Lion é melhor em todos os quesitos que seu antecessor, o Lion. Rápido e muito mais estável que o Lion, e com um preço que cabe no bolso o Mountain Lion trás ao usuário uma experiência mais agradável e sem complicações com total integração com outros dispositivos da Apple

Classificação 4.7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *