Destaques, Gadgets, Mobile, Sistemas Operativos

Cubieboard um pequeno grande computador


 

Se está à procura de uma board de pequenas dimensões para desenvolvimento, testes ou recreação e o Raspberry Pi e o Arduino não o atraem, temos uma boa proposta para si. A Cubieboard é uma board constituída por um sistema embutido, do tamanho sensivelmente da palma da sua mão e com um poder de processamento notável. Não acredita? Dê uma  olhada nas características.

  • Processador: 1Ghz ARM cortex-A8 , NEON, VFPv3, 512KB L2 cache
  • GPU: Mali400, OpenGL ES
  • Memória: 1GB DDR3 @480MHz
  • Output gráfico: HDMI 1080p Output
  • Conectividade: 100MB Ethernet, 2 USB Host, 1 MMC slot, 1 SATA, 1 IR
  • Armazenamento: 4GB Nand Flash
  • Características técnicas: 96 pinos, com a inclusão de i2c, spi, lcd, sensores,
  • Sistemas operativos:  Android, Ubuntu e outras distribuições de Linux.

Em primeiro lugar, o processador ARM cortex A8 de 1GHZ é uma clara evolução em relação ao mais modesto ARM11 700MHz do Raspberry Pi. Outro ponto positivo é a inclusão do GPU Mali 400, o que dá ao Cubieboard uma robustez na descodificação de vídeo por hardware e um poder de processamento gráfico razoável para alguns jogos graças ao suporte OpenGL ES.  Destacamos ainda a inclusão de um módulo de memória de 1GB (DDR3) que marca uma grande diferença, em relação aos 256 MB (SDRAM) incluídos no Raspberry Pi. Nas seguinte figuras pode visualizar as diferenças entre as boards do Cubieboard e do Raspberry pi.

Figura 1 – Cubieboard

Figura 2 – Raspberry Pi

As características por si só, são atractivos mais que suficientes, principalmente sabendo que se decidir optar pelo Cubieboard não irá ficar prejudicado ao nível dos sistemas operativos suportados por este micro computador. O Cubieboard tal como o Raspberry Pi, suporta o sistema operativo Android, e múltiplas distribuições de Linux de onde se destaca o Ubuntu.

Mas e o preço? Será que ainda consegue bater os míseros 35 dólares do Raspberry Pi? Não, mas temos a certeza que se olharmos para o custo do Cubieboard e o contrapusermos às especificações de hardware, os 49 dólares pedidos por o autor desta board serão de certo muito bem empregues. Para já o Cubieboard não está ainda a aceitar encomendas, mas sabe-se já que terá uma disponibilidade mundial. O que significa que caso esteja, em Portugal, Brasil ou Angola poderá aceder a esta pequena máquina. E você? Era capaz de adquirir um Cubieboard?

Site Oficial: Cubieboard


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *