Apple, Gadgets, Internet, Mobile, Software, Tecnologia

Google Drive Actualizado – Edite texto em iOS


A oferta de software de produtividade é cada vez melhor. A Microsoft tem um legado e experiência nessa matéria devido ao “know-how” acumulado pelo Office para PC e Mac. O (Open/Libre)office é a versão gratuita de excelência para desktop. Mas não devemos excluir a Google que além de oferecer o acesso gratuito ao Google Drive no desktop, actualiza agora a sua popular versão para iOS e Android com funcionalidades bastante úteis.

Novidades Google Drive para iOS

As melhores notícias da nova versão do Google Drive vão para os utilizadores de iOS. Agora é permitido aos utilizadores do sistema operativo móvel da Apple, a edição de ficheiros de texto. Isto significa que a partir do seu iPhone ou iPad, pode criar novos ficheiros e editar e formatar o texto existente nos documentos existentes.

Tal como acontece no seu pc, caso tenha uma ligação activa à internet, poderá ver as edições de outros utilizadores à medida que são concretizadas. É aliás uma daquelas funcionalidades que ganhou tracção em ambientes empresariais onde a colaboração é uma realidade.

Mas não são estas as únicas modificações para o Google Drive para iOS. Por exemplo agora pode visualizar as suas apresentações armazenadas na cloud da Google, nomeadamente as notas do orador e pode escolher mudar para modo de ecrã inteiro. Esta funcionalidade é particularmente útil se estiver em viagem e quiser treinar para um evento que irá apresentar brevemente.

Existem ainda outras funcionalidades genéricas de manipulação do sistema de ficheiros da Google Drive, já que lhe é permitido criar pastas, mover ficheiros entre pastas e seleccionar ficheiros do seu iPhone ou iPad para carregar para a cloud da Google. Estas funcionalidades, trazem a versão do iOS praticamente ao mesmo nível de funcionalidade da versão para Android, facto que sempre foi uma das principais queixas dos utilizadores do Google Drive em iOS.

Novidades Google Drive para Android

Muitas das funcionalidades anunciadas na a versão para iOS já se encontravam disponíveis na versão anterior do Android. As novidades no Android incluem a capacidade de responder a comentários de documentos, e permite ver apresentações e organizar pastas e ficheiros à semelhança da nova versão do iOS.

Veja o vídeo seguinte para um resumo das novas funcionalidades:

Para já não é possível em qualquer uma das versões do Google Drive, editar o conteúdo das células presentes nas folhas de cálculo, quer seja de forma individual ou em colaboração com outros utilizadores. Contudo é uma das funcionalidades que a Google prometeu que a seu tempo irá chegar.

Site oficial: Google Drive
Dowload: Google Drive no iTunes (iOS) (pt-Br)
Dowload: Google Drive no iTunes (iOS) (pt-Pt)
Dowload: Google Drive na Play Store (Android)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *