Destaques, Notícias, Tecnologia

Vendas de smartphones crescem 77% no Brasil


As mais recentes inovações existentes nos dispositivos celulares estão a conquistar o coração dos brasileiros. Um dos indicadores da simpatia por estes dispositivos, é evidente nas recentes previsões de um aumento de 83% receitas para a App Store brasileira. Mas um novo estudo confirma que o aumento de receitas é apenas um sintoma de um crescimento generalizado da utilização de smartphones no Brasil.

Segundo um estudo da IDC, o mercado brasileiro atingiu o patamar de 27,3 milhões de celulares vendidos durante o primeiro semestre de 2012. De entre os celulares vendidos, 20,5 milhões foram “feature phones” (celulares simples) enquanto os restantes 6.8 milhões dizem respeito a smartphones. Os números indicam um crescimento de 77% no mercado de smartphones e uma queda de 29% no mercado de celulares simples em relação ao mesmo período do ano passado.

Estes dados ocultam ainda um número de extrema importância, as vendas de smartphones representam 25% do mercado brasileiro. Segundo a IDC, a tendência de aumento dos smartphones irá manter-se ou mesmo subir, devido a um registo de queda de preços no sector, e a uma oferta de vários modelos de smartphones acessíveis aos vários “bolsos” dos brasileiros. A empresa acrescenta ainda que os smartphones devem ser responsáveis por no mínimo 57% do mercado brasileiro até 2015.

Com a oferta de smartphones Android acessível a vários preços e o interesse generalizado no iPhone, o Brasil torna-se um verdadeiro paraíso para as empresas tecnológicas e as grandes operadores do país. Aliás, tanto a Espanhola Telefónica e a Portuguesa PT Comunicações, desde há alguns anos têm investido e até reforçado os seus capitais no Brasil. Os dados apresentados pela IDC confirmam que o Brasil tem o potencial de reforçar o seu estatuto de maior consumidor de tecnologias móveis de língua portuguesa.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *