Destaques, Futuro hoje, Gadgets

Leikr Watch – Um relógio inteligente com Linux


Alguma vez pensou em chegar a ter um relógio desportivo baseado em Linux? Se a resposta é sim, então poderá estar interessado nesta pequena “gadget” da Leikr. A Leikr uma marca da empresa Acorn Projects ApS sediada em Copenhaga na Dinamarca lançou o conceito de um relógio desportivo muito interessante que promete dar que falar.

Mas o que faz do relógio da Leikr, um concorrente sério do Nike+ SportWatch e do Garmin Forerunner 10?

O relógio de corrida da Leikr, inclui funcionalidades inovadoras além do sistema operativo baseado em Linux. Para dar outro exemplo de inovação, saiba que este é o primeiro relógio a incluir mapas cartográficos do projecto OpenStreetMap. Inclui ainda uma função de “personal trainer” que lhe permite ajudar a escolher os exercícios no portal da Leikr, bem como acompanhar os seus batimentos cardíacos e estimar as calorias gastas.

Mas a compatibilidade com aplicações de monitorização não foram esquecidas já que é possível transferir a gestão do seu treino para a Endomondo, uma solução considerada standard na gestão de prática desportiva que inclui acesso móvel através de aplicações para Android, Blackberry, iPhone e Symbian. O relógio permite ainda ligar-se a um hotspot wifi e fazer sincronização por wireless de dados da Endomondo e do portal a Leikr. A inclusão de um receptor GPS permite-lhe registar ao pormenor os percursos que fez na sua corrida.

Também no campo da construção do relógio os pormenores não foram deixados por menos. O vidro do relógio é resistente a choques e infiltração de poeiras graças à inclusão do vidro “Gorilla Glass” da Corning (conhecido por ser utilizado em vários smartphones de alta gama). O relógio inclui ainda um design ergonómico de modo a proporcionar o máximo de conforto ao desportista, com materiais medicamente comprovados na redução de reacções alérgicas da pele.

Quanto às características do hardware são bastante impressionantes para uma “gadget” deste tamanho.

  • Construção: Plástico PC/TPU para o relógio e Borracha TPU para a bracelete, ambos de calibre médico.
  • Processador: 500MHz Arm Cortex A8
  • On-board Software: versão personalizada de Linux
  • Conectividade: GPS, Bluetotth 3.0, WIFI 802.11 b/g/n, USB 2.0
  • Ecrã: 2” TFT com 320×240 pixeis, 65K cores e 11% refracção
  • Armazenamento (para Dados e Mapas): 8 GB
  • Bateria: até 6 horas de autonomia em modo activo, e 24 horas em modo “idle”
  • Dimensões: 57,20 x 40,40 x 10,65 mm
  • Peso: 55 gramas

A Leikr não anunciou ainda disponibilidade e o preço a que este modelo estará disponível. Embora não passe actualmente mais do que um conceito estaremos especialmente atentos a este dispositivo que promete inovar no mercado de relógios desportivos. Via Leikr


1 comentário em Leikr Watch – Um relógio inteligente com Linux

  1. Hi,
    I am Cris and I am part of the Leikr team. As you have shown interest in our GPS watch, I thought it would be relevant for you to know that we are about to start a project on Kickstarter.com, from the 2nd of January 2013.
    The purpose is precisely to bring Leikr outside Denmark for the first time.
    I hope you will enjoy it,
    thanks
    Cris

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *