Apple, Mobile

Restaure o acesso ao Google Maps no iOS 6


A versão 6 do iOS marcou entre outras novas funcionalidades a introdução da nova aplicação Mapas com dados cartográficos da Apple. Os utilizadores desta aplicação habituados à qualidade dos dados fornecidos na pela Google na anterior versão, rapidamente demonstraram o seu descontentamento nos forums da Apple e na blogoesfera. Contudo, hoje damos a lhe conhecer uma boa alternativa até a Google lançar uma aplicação nativa para o iOS.

Ben Guild um web developer aficionado do iPad e iPhone, descobriu quando actualizou para o novo iOS 6 que a nova versão do Mapas da Apple não satisfazia as suas necessidades e como tal criou um conjunto de perfis web de modo a instalar um atalho no ecrã inicial do seu iPhone e iPad para o Google Maps. Além de criar um atalho com o icon dos mapas que fazia parte do iOS 6 para o serviço da Google, este novo perfil permite retirar a barra de acesso rápido do safari.

Isto significa que na prática embora não fique com a integração desejada de uma aplicação nativa para o iOS, irá ter acesso a uma aplicação web de boa qualidade a ser executada em ecrã inteiro (à semelhança de qualquer outra aplicação nativa).

A grande vantagem desta abordagem é que lhe permite restituir o acesso ao Google Maps e com isso usufruir suas vantagens como por exemplo ter acesso mapa cartográfico mais completo do mercado, acesso ao Street View (a google anunciou que esta funcionalidade estará disponível a partir de amanhã) ou o poder realizar o cálculo de distâncias entre destinos. Para poder instalar um icon para aceder à versão web de ecrã inteiro do Google maps, consulte os seguintes links através do Safari e a partir do seu iPhone ou iPad:

iPhone:  http://uploads.benguild.com/ios6googlemapsicon.mobileconfig
iPad:  http://uploads.benguild.com/ios6googlemapsicon_ipad.mobileconfig

Nota: Caso lhe seja pedida uma palavra pass na instalação introduza a sua passcode (caso tenha definido uma)

Resta-nos apenas esperar que de facto os rumores dão conta de uma versão nativa do Google Maps se concretizem e que logo que possível seja submetida para aprovação na App Store. Teremos que esperar caso se verifique essa submissão se a Apple irá aprovar ou não uma aplicação que tem potencial de concorrer com uma funcionalidade já oferecida nativamente no iPhone. Temos também a certeza que nos próximos tempos a aplicação da Apple irá melhorar. Via benguild


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *