Sistemas Operativos, Tecnologia

Sable Complete – um computador inspirado no iMac com Ubuntu


Poucos são os fabricantes de renome que disponibilizam computadores com Linux Pré-instalado. Isto implica que o melhor hardware ao nível de especificações técnicas e qualidade de construção acaba por se restringir a computadores da Apple ou com o Windows. É neste contexto que a System76, um fabricante de renome no mercado de Linux, apresentou o Sable Complete um computador elegante e com uma elevada qualidade de construção.

O Sable Complete é o novo computador de secretária da System76 que vai buscar ideias à filosofia de construção do iMac da Apple. Embora não seja tão fino como a mais recente iteração da empresa de Cupertino, o Sable Complete tem os seus argumentos num mercado esquecido pela maioria dos grandes fabricantes.

Além de ser o primeiro computador all-in-one com o Ubuntu, este computador inclui um magnífico ecrã de 21.5 polegadas Full HD LED revestido por uma placa de vidro que cobre toda a área frontal (edge-to-edge). A qualidade de construção e os pormenores de elegância são patentes na decoração de alumínio que rodeia o ecrã. Apesar do seu aspecto “premium” esta máquina não desaponta na performance. A System76, permite que o Sable Complete venha equipado com a 3ª geração de processadores i5 ou i7 da Intel.

Reconhecendo que cada vez é mais importante participar em reuniões de negócios em cantos distintos do globo ou simplesmente para comunicar com os seus amigos ou familiares, este novo computador da System76 inclui uma câmara frontal de 1.3MP ideal para videoconferência.

Terá também bastante espaço para armazenar todas as suas músicas, vídeos ou dados produzidos artisticamente por si num disco de 250GB (configuração base). O Sable Complete inclui ainda vários opcionais, como a expansão do disco rígido convencional ou SSD até um máximo de 750 GB, memória RAM até 16GB e a opção de incluir um módulo para conectividade Wifi. Existem ainda acessórios que que podem vir incluídos, como opcionais, com este computador tais como: um teclado e rato da Logitech ou mesmo o exuberante sistema de som Kardon SoundSticks III da Harman .

Pode consultar de seguida as características técnicas disponíveis para configuração deste sistema:

  • Processador: 3ª Geração Intel Core i5 ou i7 CPU’s
  • Ecrã: 21.5″ 1080p Full High Definition LED Backlit Display (1920 x 1080)
  • Gráfica: Intel High Definition 2500 ou 4000 Graphics (Dependent on CPU)
  • Memória RAM: 4GB (até 16 GB Dual Channel DDR3 @ 1600 MHz)
  • Armazenamento: 1 disco rígido interno óptico de 2.5″ ou SSD de 250GB, configurável até 750 GB
  • Conectividade de rede: Gigabit LAN (10/100/1000), módulo de WiFi (opcional)
  • Saíde de som: 2 altifalantes embutidos com a tecnologia Intel High Definition Audio – 5.1 cais via HDMI Out, 2.1 canais via Analog I/O, microfone incorporado
  • Câmara: 1.3 megapixel incluída na bezel
  • Conectividade lateral: 2 x USB 2.0, Headphone Out, Microphone In, SD Card Reader
  • Conectividade Traseira: 4 x USB 2.0, HDMI, Audio I/O
  • Dimensões: 65 cm x 47.3 cm x 26.4″ (Largura x Altura x espessura)
  • Peso: 5.07 kg.

Mas uma das grandes vantagens além das boas especificações técnicas e as linhas elegantes deste computador, é o facto de já vir configurado com tudo a funcionar out-of-the-box no Ubuntu. Em especial o Sable Complete inclui o Ubuntu 12.10 a última versão da distribuição de Linux da Canonical.

O processo rigoroso aplicado pela System76 na selecção dos componentes com melhor compatibilidade no Ubuntu, faz que a experiência com o utilizador seja optimizada e se atinja um conjunto coerente entre o hardware e o software. A boa experiência por omissão nos computadores da System76 é derivada do facto da empresa ter sido um dos primeiros fabricantes de hardware a suportar o Ubuntu.

O Sable Complete está disponível para encomenda directa via o site da System76, onde o utilizador poderá especificar num configurador online os componentes que desejam que venham incluídos. A empresa norte americana oferece a cobertura a nível de distribuição dos principais mercados europeus e americanos. Em especial aceita encomendas de Portugal e Brasil.

A configuração base que inclui como configuração, o processador Intel Core i5 3470S (2.90 GHz – 6MB cache – 4 Cores), 4GB de RAM, placa gráfica Intel HD Graphics 2500 e um disco óptico de 250 GB, possui um preço de $799 dólares. Isto traduz-se em 618 euros ou 1619 reais às taxas de câmbio actuais. Ao contrário dos iMacs, este “clone” para Linux oferece um valor muito mais razoável e ajustado à carteira dos clientes tendo em atenção não só as características técnicas mas a excelente qualidade de construção do hardware.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *