Futuro hoje, Gadgets

Sutiã com sensores promete revolucionar a prevenção no cancro da mama


Existe um potencial bastante elevado da tecnologia em monitorizar a saúde do ser humano. Talvez um dos primeiros dispositivos tecnológicos a ganhar aceitação da medicina e a ser aplicado nos humanos foram os pacemakers. Como a prevenção pode salvar vidas e melhorar o bem estar e saúde das pessoas, existe uma esperança para a cura de um flagelo que há muitos anos tem afectado uma fatia importante da população feminina.

Certos tipos de cancro (cancer) segundo os especialistas na medicina podem ser combatidos em estágios bastante inicias de desenvolvimento. Um desses casos é o cancro da mama, contudo para isso acontecer é boa prática que todas as mulheres façam exames regulares a esse orgão (as mamografias). Claro que por mais eficaz que este mecanismo seja eficaz na prevenção não consegue uma granularidade de diagnostico da doença ao dia. Foi a pensar nisto que a First Warning Systems desenvolveu o First Warning Systems BSE, um sutiã inteligente (e com um aspecto um pouco desportivo) que pode revolucionar a prevenção do cancro mamário.

Este sutiã utiliza sensores bastante precisos que são capazes de medir e monitorizar pequenas alterações na temperatura das células ao longo do tempo causadas por um aumento repentino dos vasos sanguíneos. Este fenómeno é geralmente associado ao desenvolvimento de tumores cancerígenos. Os dados capturados pelos sensores são então processados por uma camada de software que usa um algoritmo apropriado para estudar as mudanças de temperatura e procurar indícios relativos à existência de um tumor e se ele está a crescer ou não.

Embora seja um conceito que pareça ainda estar a bastantes anos de se tornar acessível a qualquer mulher, a realidade é que os parâmetros de sensibilidade e precisão deste sutiã inteligente já foram testados com sucesso em três clínicas com um total de 650 mulheres. Os resultados preliminares recolhidos deste sutiã inteligente são até bastante impressionantes. Segundo os mesmos este sutiã é capaz de detectar indícios que apontem para um desenvolvimento futuro de um cancro até um período de 6 anos antes do que os sistemas médicos actuais conseguem e com uma precisão de 90%.

Se os testes finais que estão agendados forem bem sucedidos este sutiã poderá ser comercializado já no próximo ano na Europa e em 2014 nos estados unidos. Este avanço, é o bom exemplo de como a tecnologia pode influenciar e melhorar a vida das pessoas e neste caso praticamente dizimar uma doença que afectou muitas mulheres ao longo do mundo.


2 comentários em Sutiã com sensores promete revolucionar a prevenção no cancro da mama

  1. Sofia

    Concordo com a Joana, é uma pena… Se os governos investissem menos em armamento e mais em investigação científica certamente teríamos um mundo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *