Futuro hoje, Gadgets, Mobile, Notícias

Antigos colaboradores da Nokia demostram primeira versão do Sailfish OS


O Nokia N9 foi a todos os níveis um equipamento único. Em primeiro lugar estreou um design inovador que é a base da actual linha de smartphones da Nokia. Em segundo lugar incluiu o MeeGo um sistema operacional que embora a Nokia tenha descontinuado atraiu bastante interesse. Os colaboradores que participaram na criação do MeeGo, criaram uma empresa denominada Jolla para continuar o desenvolvimento deste sistema e assim nasce o Sailfish OS

A Jolla apresentou a primeira demo do seu novo sistema operacional Sailfish baseado no MeeGo e como tal vocacionado para smartphones. A empresa, que foi fundada por um conjunto de ex-funcionários da Nokia, demonstrou através de um dos seus designers a interacção com o novo sistema operacional.

Existem alguns conceitos interessantes na interface com o usuário detalhadas no vídeo. Primeiro, a própria tela inicial funciona como um menu multi-tarefa. Quando o usuário se encontra num aplicativo este pode deslizar o dedo (swipe) e empurrar o aplicativo para a tela inicial, onde se irá transformar e agir como um widget interativo.

A gaveta de aplicativos encontra-se debaixo da tela inicial e pode ser revelada com um deslizar do dedo para cima, enquanto as notificações são exibidas no canto superior direito. Existe ainda um sistema de geração automática de temas denominado “ambiance”, que cria uma aparência personalizada para um dispositivo através da análise de uma foto. A Jolla refere que muitos aplicativos Android poderão ser executados sem qualquer alteração via o software Myriad Dalvik Alien, enquanto outros necessitarão de alguns ajustes dos seus autores.

Jolla também anunciou um conjunto de acordos que espera ajudar a trazer o sistema operacional (e os seus dispositivos futuros), para o mercado. Por exemplo, a empresa finlandesa estabeleceu uma parceria com a ST-Ericsson, que fornecerá chips para os seus smartphones, e refere que se irão estabelecer mais acordos com fabricantes brevemente.

A Jolla assegurou que a distribuição dos seus dispositivos não será um problema, pelo menos na Finlândia, devido a ter assinado um acordo com a DNA (a terceira maior operadora móvel da Finlândia) para comercializar os seus dispositivos quando forem lançados.

A empresa espera contudo estabelecer mais parcerias com operadoras ao longo do tempo. Ainda não há data para quando será possível comprar um smartphone com o Sailfish, mas a Jolla referiu anteriormente que tem como patamar de lançamento o segundo trimestre de 2013.

Fique finalmente com o vídeo de apresentação oficial do Sailfish OS.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *