Apple, Destaques, Negócios, Notícias, Tecnologia

Lucro acumulado da Apple é superior ao de toda a indústria de PC’s


Quem acompanha o mercado tecnológico sabe que a Apple gera muitas receitas. Aliás as margens de lucro da empresa são enormes. Mas em que ordem de grandeza? Caso se compare os resultados fiscais de 2012 da Apple ao lado de outros grandes concorrentes na indústria de tecnologia, os números são surpreendentes. A Apple gerou um lucro maior do que Microsoft, eBay, Google, Yahoo!, Facebook e Amazon todas juntas.

A Apple fechou recentemente seu ano fiscal de 2012 com um lucro recorde de 41,7 bilhões dólares e 156,5 bilhões dólares em receitas. Em comparação, as seis empresas mencionados acima combinadas conseguiram um lucro total de 34,4 bilhões dólares americanos. Além disso, a Dell, Intel, Acer, ASUS, IBM, HP e Lenovo – praticamente toda a indústria de PCs – lucraram um total de apenas 19,4 bilhões dólares combinados.

Estes dados fazem parte de um estudo apresentado pela Statista, uma empresa de estudo de mercado especializada em tratamento estatístico, e estão bem expressas no gráfico anterior. Os dados mostram também que alguns dos maiores gigantes de media e entretenimento do Mundo, como é o caso da Walt Disney, News Corp, Time Warner, Viacom, e Comcast combinados geram um lucro total de 19,3 bilhões de dólares, o que equivale basicamente ao lucro conseguido pelo mercado de PC.

O mercado de smartphones apesar de estar consecutivamente em amplo crescimento ano após ano fica por enquanto atrás do mercado dos PC’s. A Samsung, Nokia, RIM, HTC representam um total de 12,8 bilhões de dólares em lucros nos smartphones. Enquanto a maior parte dos lucros da Apple são graças aos seus dispositivos móveis, temos que assumir que uma boa parte também se deve à sua linha de computadores macs. Em qualquer caso, o gráfico acima realmente coloca o mercado tecnológico em perspectiva, e também demonstra outras tendências que estão a ocorrer,

Por exemplo segundo estes dados as empresas de média e o mercado de PC’s estão a gerar mais receita do que a indústria de smartphones. O gráfico não engloba contudo, uma segmentação dos lucros de empresa, por categoria tecnológica (PC’s,smartphones ou outras), e não engloba todas as empresas em cada um dos mercados. Por estas razões facilmente se percebe que os os números reais podem não ser exactamente os apresentados.

Mas ainda assim, este estudo permite ter uma visão geral acerca de, para onde estão a ir os lucros no sector da tecnologia. E nesta área a Apple domina e ao que tudo indica irá continuar dominar nos próximos tempos o mercado tecnológico. Via Statista


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *