Atos-datacenter-Helsinki Notícias, Tecnologia

Atos quer reduzir emissões de carbono em 50% até 2015


A Atos, empresa internacional de serviços de TI, oferece serviços de hospedagem neutra de carbono aos seus datacenters a nível mundial, dando apoio aos clientes na expansão de operações sustentáveis. A crescente procura por serviços de eficiência energética para datacenters na Europa encorajou a Atos a construir um novo projeto de datacenters em cloud na Finlândia. Em 2009, a Atos implementou um programa drástico de redução de carbono, tendo conseguido uma diminuição de 34% na pegada de carbono das suas atividades em todo o mundo. Para se tornar uma empresa “Zero Carbono”, a Atos definiu um novo objetivo para reduzir a pegada de carbono em 50% até 2015.

Atos-data-center-Helsinki_copyright-Jaana-Kallio

Num contexto de regulamentação ambiental cada vez mais rígida, muitos clientes da Atos estão atentos às suas emissões de carbono e ao custo que isso representa. Os clientes que optam por fazer outsourcing da infraestrutura de TI e de aplicações para os datacenters neutros de carbono beneficiarão com a Iniciativa Zero Carbono destinada a reduzir ainda mais a pegada de CO2 das atividades em todo o mundo e, em particular, dos datacenters. Os datacenters mundiais da Atos Wordline, que constituem parte da sua experiência em serviços de transação de alta tecnologia, que permitem o processamento de milhões de transações eletrónicas críticas, também operam sob semelhantes exigências de carbono neutro.

Os serviços de hospedagem neutra de carbono são o resultado de três ações-chave: primeiro, um programa para reduzir a eficiência energética (PUE), fomentar o incremento da virtualização e o desenvolvimento de inovação mais ecológica. Depois, a aplicação do programa global de Auditoria de Carbono aos datacenters de todo o mundo; e, por último, o desenvolvimento de uma estratégia de fontes de energia renováveis e o equilíbrio da pegada de carbono produzida pelos datacenters (127.000 t de CO2) por meio do financiamento de um projeto de turbina eólica em Tamil Nadu, na Índia, graças a uma parceria com a EcoAct e a South Pole Carbon.

Segundo Eric Grall, vice-presidente executivo do Managed Services Global, responsável pela estratégia de Datacenters da Atos: “Os nossos datacenters representam uma fatia significativa da pegada de carbono da Atos. Para reduzir drasticamente as nossas emissões de carbono, implementámos várias iniciativas, como a virtualização, consolidação dos nossos datacenters e melhoria das taxas de eficiência energética. Estamos orgulhosos por continuarmos a ser o primeiro fornecedor europeu de TI a oferecer serviços de hospedagem neutros de carbono, para ajudar os nossos clientes a tornar as suas atividades mais ecológicas. Com um enfoque na redução da pegada de carbono, os nossos clientes procuram formas de inovar e melhorar o desempenho ambiental, reduzindo ao mesmo tempo, custos. O investimento da Atos no Projeto da turbina eólica na Índia demonstra claramente o compromisso da Atos em ajudar os clientes a lidar com o tema do impacto ambiental”.

Projeto de turbina eólica na Índia – primeiro resultado tangível

A Atos financiou e desenvolveu um projeto de turbina eólica para produzir energia renovável para a rede sul de eletricidade da Índia. O projeto instala 22 novos geradores de energia eólica conectados à rede, com capacidade individual de 1,5 MW no distrito de Tirunelveli, em Tamil Nadu.

 

  • O aumento na disponibilidade de energia da rede por um recurso livre de emissões e, assim, uma redução significativa de efluentes/resíduos gasosos, líquidos e/ou sólidos.
  • O projeto contribuiu para a comunidade local: maior disponibilidade de energia em residências, substituição do uso de energias poluentes por energia renovável, mais empregos na região, plantação de mais de 1000 árvores por ano, fornecimento de água limpa às comunidades locais.

 

O projeto foi validado pelo Voluntary Carbon Standard (VCS) e os créditos foram verificados e registrados no Voluntary Carbon Standard, hospedado pela APX.

 

Philippe Mareine, vice-presidente executivo, secretário-geral da Atos e responsável pela área de responsabilidade corporativa e social da empresa, comenta: “Esta iniciativa é uma demonstração concreta do compromisso da Atos em se tornar um exemplo em Sustentabilidade. Ao tornar-se uma empresa zero carbono, a Atos procura melhorar as emissões de carbono em todas as áreas de atividade. A este respeito, lançámos iniciativas várias incluindo trabalho remoto, Zero Email TM, gestão energética de edifícios e auditorias de carbono. Além disso, a Atos desenvolveu soluções sustentáveis para ajudar os clientes a gerir o desempenho sustentável como Carbono Zero, Cloud Computing, Smart Grid e Zero Email e colaboração social.”

Transformando-se na empresa do futuro

Sob a definição de Empresa do Futuro, a Atos trabalha em parceria com clientes para criar operações de negócio mais sustentáveis. A abordagem Ambition Carbon Free auxilia os clientes nas suas ações para reduzir a pegada e criar uma infraestrutura de TI mais sustentável. Com base em quatro etapas simples – medir, reduzir, reportar e compensar –, o programa inclui uma auditoria detalhada de carbono, um roadmap e soluções para melhorias, bem como um painel de gestão de desempenho para medir a evolução. Essa estratégia ajuda os clientes a transformar a sua organização numa organização sustentável, colaborativa e adaptável, abordando os níveis estratégicos e operacionais e a infraestrutura de suporte.

Sobre a SouthPole Carbon

Uma empresa global de carbono: a South Pole Carbon, com sede em Zurique, é uma das principais empresas de compensação de carbono do mundo. Com uma equipa de mais de 80 profissionais de 23 países, localizados em 10 escritórios em todo o mundo – tão próximo dos projetos como dos clientes. Em mais de 20 países, a empresa habilita a implementação e operação de projetos de alta qualidade que reduzem com eficiência os gases do efeito estufa e, ao mesmo tempo, beneficiam as comunidades locais e o meio ambiente. A South Pole Carbon oferece soluções feitas sob medida para projetos de redução das emissões da cadeia de fornecimento, serviços diferenciados de consultoria no mercado do crédito de carbono e setores relacionados e permanece na vanguarda quando se trata de novos mecanismos do mercado. A South Pole Carbon tem o prazer de trabalhar com a Atos e os seus vários clientes no incentivo de modelos de negócios mais sustentáveis e produtivos. Com empresas como a Atos a abrir caminho na responsabilidade corporativa, a South Pole Carbon está pronta para fornecer a informação, a tecnologia e a experiência necessárias para atender às metas de redução de carbono, focando nas soluções locais para um ambiente global neutro em carbono.

Sobre a EcoAct

Fundada em 2005, a EcoAct é uma organização dedicada à luta contra a alteração climática, oferecendo suporte total a organizações públicas e privadas que desejam avaliar, reduzir e compensar a sua pegada ambiental. A EcoAct tem orgulho de ser associada da ICROA e trabalha em prol do desenvolvimento de projetos com mais qualidade de compensação de carbono, que também traz vários benefícios sociais e ambientais às comunidades locais. A EcoAct tem presença mundial, com seis escritórios localizados em Paris e Toulouse (França), São Paulo (Brasil), Nairobi (Quénia), Niamey (Níger) e também por meio de representantes em Nova Deli (Índia), Pequim (China), Cidade do Cabo (África do Sul) e México (Cidade do México).

 

Para ajudar a Atos a valorizar a sua iniciativa de zero carbono, a EcoAct oferece serviços de consultoria e suporte para completar o plano de Comunicação e Marketing da Atos. Por meio de uma forma de trabalho bastante colaborativa – incluindo consulta a colaboradores, por meio da organização de workshops e análise da estratégia de gestão de carbono e ações executadas pela Atos –, a EcoAct trabalha em prol da identificação de uma forma mais adaptada e poderosa de transmitir a sua iniciativa, para stakeholders internos e externos.

Acerca da Atos

A Atos é uma empresa internacional de serviços de tecnologia de informação com um rendimento pro forma anual em 2011 de 8,5 mil milhões de euros e 74.000 colaboradores em 48 países. Com uma carteira de clientes globais, a Atos fornece serviços transacionais de alta tecnologia, serviços de consultoria e tecnologia, integração de sistemas e serviços gerenciados. Com a sua profunda experiência tecnológica e conhecimento do setor, a empresa trabalha com clientes nos setores de mercado que se seguem: Indústria, Retalho, Serviços; Público, Saúde e Transportes; Serviços Financeiros; Telecomunicações, Meios de Comunicação Social e Tecnologia; Energia e Serviços Públicos. A Atos foca-se em tecnologia empresarial que potencie o progresso e ajude as organizações a criarem as respetivas marcas de futuro. É Parceiro Mundial de Tecnologia da Informação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e está cotada no Mercado Paris Eurolist. A Atos opera com as marcas Atos, Atos Consulting & Technology Services, Atos Worldline e Atos Worldgrid.

Para obter mais informações, visite: atos.net


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *