Mobile

LG Optimus 2X recebe finalmente upgrade para Android 4.0 ICS


Para todos os proprietários de LG Optimus 2X (LG Maximo 2X em Portugal) que durante bastante tempo esperaram pacientemente que a companhia sul-coreana lançasse a actualização para o prometido Android Ice Cream Sandwich 4.0 temos uma boa notícia. A empresa manteve a sua promessa e está a começar a disponibilizar uma nova versão do Android para a Europa pouco depois de ter disponibilizado a mesma há menos de quatro meses atrás, na Coreia do Sul.

Ao que parece aqueles que ainda possuem a Optimus 2X têm razões para ficar satisfeitos com a LG, já que a empresa começou a distribuir a actualização do ICS na Europa de forma discreta. Enquanto não temos uma confirmação oficial da Empresa, utilizadores no site XDA Developers acabaram de publicar uma imagem de actualização para o Optimus 2X, Esta actualização é validada pela ferramenta de Suporte LGMobile onde uma determinada versão de firmware V30a para LG P990 já está disponível para download.

Todos os possuidores deste smartphone devem verificar a disponibilidade da atualização de firmware V30, por intermédio da ferramenta de apoio LGMobile.Além de trazer o software do Optimus 2X para o Android Ice Cream Sandwich 4.0, a actualização adiciona novos recursos e melhorias, bem como o último launcher da LG, que já está disponível na maioria dos novos smartphones da LG.

A má notícia é que o Ice Cream Sandwich pode ser a última grande actualização de software para o LG Optimus 2X. Embora a empresa sul-coreana ainda tenha que confirmar os dispositivos mais antigos que terão direito ao Jelly Bean, duvidamos depois das dificuldades e tempo que a empresa demorou a lançar esta actualização mais de um ano depois do prometido, que tenha tempo para uma atualização mais recente para o Optimus 2X.

Mesmo que a actualização chegue a outros países europeus, vai demorar algum tempo até que LG realmente disponibilize o código fonte para esta actualização.

Os programadores do Android, e entusiastas, provavelmente, terão que esperar mais algumas semanas para poder ter acesso ao código fonte do kernel do ICS para Optimus 2X e “cozinhar” as suas próprias ROMs. Este esforço será certamente mantido pela equipa do CyanogenMod e em especial por Ricardo Cerqueira, o português responsável por todos os smartphones da LG, no projecto open surce. Via GSMarena


2 comentários em LG Optimus 2X recebe finalmente upgrade para Android 4.0 ICS

  1. Humberto

    A LG só pode estar de brincadeira…

    Entrei no software de atualização, mudei o país para portugal (sim, meu aparelho é europeu) e ele mostrou a versão V30a (ICS).

    Oh, legal, vamos atualziar então!

    Depois de 2h de download, ele atualizar o telefone e no primeiro boot…. tcharam!!! Android versão 2.3.4

    hein?

    É isso mesmo, mostra que foi atualizado para a versão V20R (antes eu tinha a V20Q) e agora o software da LG diz que já estou usando a versão mais recente…

    Que sacanagem é essa LG???

    • Rui Oliveira

      Olá Humberto

      De facto não foi da melhor forma que a LG lidou com os seus clientes que adoptaram o Optimus 2x. Este smartphone atraiu muito interesse por ser o primeiro smartphone dual core a sair ao mercado, mas a realidade é que as expectativas foram largamente defraudadas. Em primeiro lugar, as actualizações chegaram tarde e a más horas, e entre anúncios de várias divisões da LG que a actualização do ICS não iria sair (e mais tarde desmentiam o que tinham dito antes) enfureceu vários utilizadores deste telemóvel. Além disso a rom instalada de origem no Optimus 2X é medíocre e provocou vários “freezes” e bugs que forçavam o seu reinicio de modo a restaurar algumas funcionalidades, levando ao desespero vários utilizadores.

      A LG tinha com a actualização do ICS uma grande oportunidade de limpar a imagem negativa que tem recolhido com este aparelho. Infelizmente, e mais uma vez, a julgar pelo feedback do Humberto, não está a aproveitar esta oportunidade da melhor forma. Eu estou bem ciente das frustrações que está a ter porque conheço uma pessoa que me é próxima que teve estes problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *