LG Optimus 2X recebe finalmente upgrade para Android 4.0 ICS

Para todos os proprietários de LG Optimus 2X (LG Maximo 2X em Portugal) que durante bastante tempo esperaram pacientemente que a companhia sul-coreana lançasse a actualização para o prometido Android Ice Cream Sandwich 4.0 temos uma boa notícia. A empresa manteve a sua promessa e está a começar a disponibilizar uma nova versão do Android para a Europa pouco depois de ter disponibilizado a mesma há menos de quatro meses atrás, na Coreia do Sul.

Ao que parece aqueles que ainda possuem a Optimus 2X têm razões para ficar satisfeitos com a LG, já que a empresa começou a distribuir a actualização do ICS na Europa de forma discreta. Enquanto não temos uma confirmação oficial da Empresa, utilizadores no site XDA Developers acabaram de publicar uma imagem de actualização para o Optimus 2X, Esta actualização é validada pela ferramenta de Suporte LGMobile onde uma determinada versão de firmware V30a para LG P990 já está disponível para download.

Todos os possuidores deste smartphone devem verificar a disponibilidade da atualização de firmware V30, por intermédio da ferramenta de apoio LGMobile.Além de trazer o software do Optimus 2X para o Android Ice Cream Sandwich 4.0, a actualização adiciona novos recursos e melhorias, bem como o último launcher da LG, que já está disponível na maioria dos novos smartphones da LG.

A má notícia é que o Ice Cream Sandwich pode ser a última grande actualização de software para o LG Optimus 2X. Embora a empresa sul-coreana ainda tenha que confirmar os dispositivos mais antigos que terão direito ao Jelly Bean, duvidamos depois das dificuldades e tempo que a empresa demorou a lançar esta actualização mais de um ano depois do prometido, que tenha tempo para uma atualização mais recente para o Optimus 2X.

Mesmo que a actualização chegue a outros países europeus, vai demorar algum tempo até que LG realmente disponibilize o código fonte para esta actualização.

Os programadores do Android, e entusiastas, provavelmente, terão que esperar mais algumas semanas para poder ter acesso ao código fonte do kernel do ICS para Optimus 2X e “cozinhar” as suas próprias ROMs. Este esforço será certamente mantido pela equipa do CyanogenMod e em especial por Ricardo Cerqueira, o português responsável por todos os smartphones da LG, no projecto open surce. Via GSMarena

Artigo anteriorPróximo artigo
é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets. Siga-o no Google +

2 Comentários

  1. A LG só pode estar de brincadeira…

    Entrei no software de atualização, mudei o país para portugal (sim, meu aparelho é europeu) e ele mostrou a versão V30a (ICS).

    Oh, legal, vamos atualziar então!

    Depois de 2h de download, ele atualizar o telefone e no primeiro boot…. tcharam!!! Android versão 2.3.4

    hein?

    É isso mesmo, mostra que foi atualizado para a versão V20R (antes eu tinha a V20Q) e agora o software da LG diz que já estou usando a versão mais recente…

    Que sacanagem é essa LG???

    1. Olá Humberto

      De facto não foi da melhor forma que a LG lidou com os seus clientes que adoptaram o Optimus 2x. Este smartphone atraiu muito interesse por ser o primeiro smartphone dual core a sair ao mercado, mas a realidade é que as expectativas foram largamente defraudadas. Em primeiro lugar, as actualizações chegaram tarde e a más horas, e entre anúncios de várias divisões da LG que a actualização do ICS não iria sair (e mais tarde desmentiam o que tinham dito antes) enfureceu vários utilizadores deste telemóvel. Além disso a rom instalada de origem no Optimus 2X é medíocre e provocou vários “freezes” e bugs que forçavam o seu reinicio de modo a restaurar algumas funcionalidades, levando ao desespero vários utilizadores.

      A LG tinha com a actualização do ICS uma grande oportunidade de limpar a imagem negativa que tem recolhido com este aparelho. Infelizmente, e mais uma vez, a julgar pelo feedback do Humberto, não está a aproveitar esta oportunidade da melhor forma. Eu estou bem ciente das frustrações que está a ter porque conheço uma pessoa que me é próxima que teve estes problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *