Apple, Notícias

Apple anuncia que Mac Pro será descontinuado na Europa


A Apple confirmou que que vai deixar de vender a versão existente do Mac Pro, o seu computador de desktop de alta gama, em todos os países da Europa a partir do dia 1 de Março. Mas… será uma retirada definitiva? Perceba o motivo que leva a Apple a tomar esta decisão.

A razão que levou a Apple a descontinuar o Mac Pro na Europa, está no comunicado que os revendedores da Apple começaram a receber da Apple e que foi recentemente confirmado como autêntico por um porta-voz da empresa:

“A partir de 01 de Março de 2013, a Apple irá deixar de vender o Mac Pro em países da União Europeia, países candidatos à UE e países da EFTA porque este equipamento não é compatível com a alteração 1 do Regulamento IEC 60950-1, segunda edição, que entra em vigor a partir desta data. Os Revendedores da Apple podem continuar a vender qualquer inventário restante do Mac Pro após 01 de Março. A Apple irá satisfazer as encomendas finais de Mac Pro dos revendedores para estes países até 18 de Fevereiro de modo a que sejam enviados antes de 01 de marco de 2013. Os países fora da UE não serão afectados e o Mac Pro vai continuar a estar disponível nessas áreas.”

img_mac_pro_02

Em relação aos meios de comunicação directos de venda com a Apple, a empresa vai continuar a aceitar novas encomendas até 18 de Fevereiro, tanto online como nas suas lojas físicas em toda a Europa. Porém, assim que o prazo de 01 de Março for ultrapassado, a empresa só irá vender o seu stock existente – não será capaz de emitir quaisquer novas unidades para seus distribuidores europeus.

Os consumidores podem, portanto, ainda ver o Mac Pro em Stocks das principais lojas durante algum tempo pouco depois da nova regulamentação entrar em vigor, mas será por pouco tempo – uma vez que o stock for todo vendido, vai ser o fim desse modelo, como o conhecemos na Europa.

É pouco comum por parte da Apple descontinuar um produto, não por causa de uma falta de procura ou uma mudança na estratégia da Apple, mas sim porque a empresa simplesmente não fez alterações ao hardware para respeitar os standards de regulamentação de novos produtos da Europa. Afinal poderia acertar a sua linha de produção de modo a produzir modelos que cumprissem as novas regulamentações.

Não deixamos de salientar que a alegação de que, a causa desta decisão foi a alteração 1 do Regulamento IEC 60950-1, segunda edição, revela muito pouco sobre em que ponto(s) o Mac Pro não cumpre as novas normas. Uma das razões que justifica a Apple estar disposta a descontinuar de ânimo leve o Mac Pro, é porque existem indícios de que eventualmente vai lançar um modelo novo do Mac Pro ainda este ano, que já cumpra os requisitos de segurança electrónica para a Europa.

No verão do ano passado, um colonista do The New York Times, referiu que um executivo da Apple lhe tinha assegurado que os seus computadores desktop iriam receber uma actualização em 2013. Esses rumores foram mais tarde reforçados pela Forbes, que conseguiu ter acesso a um e-mail escrito por Tim Cook a um cliente da Apple onde apontava novidades para 2013:

“Nós estamos a trabalhar em algo realmente grande para o final do ano que vem.”

Por esta razão, talvez o novo Mac Pro não esteja tão longe de ser renovado. No entanto, se estava a pensar adquirir brevemente um Mac Pro, então aproveite agora. Senão não terá outra oportunidade até no mínimo o final do ano (assumindo que esta será a data de anúncio de um novo modelo). Via: the Loop


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *