Apple, Gadgets, Notícias

Apple está a tentar criar um relógio inteligente com ecrã curvo.


A Apple começou a desenvolver um relógio inteligente (SmartWatch) baseado no iOS. Fontes familiarizadas com os planos da empresa afirmam que o relógio será feito de vidro curvo. No entanto, parece que o relógio ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. A ideia por parte da Apple em experimentar com novos “form factors” no vestuário não é nova e é aliás uma iteração natural sobre o enorme sucesso que conseguiu com a linha de iPods.

A notícia acerca do que já muitos designam como “iWatch” foi avançada pelo New York Times. Segundo o reputado jornal norte-americano, fontes próximas da empresa de Cupertino referem, que os usuários poderão ser capazes de comunicar com o novo SmartWatch usando o Siri. Embora seja um projecto em que segundo rumores a Apple já tinha interesse em 2011,

Tudo indica que a empresa começou a levar o conceito mais a sério, em grande parte graças aos avanços da tecnologia flexível. Talvez o que a Google tem feito com o project glass (óculos “inteligentes”) tenha despertado o interesse da Apple em gadgets como peças de vestuário. Mas não só… novos avanços em ecrãs flexíveis permitem a criação deste gadget.

No ano passado, a Corning revelou a sua mais recente display com willow gass – um substrato de vidro fino e flexível, que parece feita sob medida para o relógio de pulso da Apple. Na altura o Corning CTO Pete Bocko referiu. “Se eu tentasse fazer algo que se assemelhasse a um relógio, isso era possível através deste vidro flexível.”

Mas Bocko advertiu que apesar do progresso da sua empresa, criar dispositivos de vidro “wereables” (utilizáveis como acessórios para o corpo humano) ainda é um desafio. As razões devem-se a “movimentarmos o corpo humano de formas imprevisíveis. É um dos mais difíceis desafios mecânicos.”, referiu o CTO da Corning. Recordamos também que a Samsung está a investir bastantes recursos na criação de ecrãs/telas OLED flexíveis embora substitua o vidro por plástico

Se a Apple lançar um relógio baseado em iOS, irá competir num mercado com gigantes como a Nike, Google, ou pequenas “startups” com potencial como a Leikr. O interesse da Apple neste segmento é justificado, derivado ao facto da Google (segundo um dos seus executivos) prever que o projecto Glass irá representar três por cento das receitas da empresa para 2015. Isto demonstra que o porquê do gigante das buscas estar a incentivar a indústria a adoptar dispositivos de computação “wearable”.

Ao que tudo indica o projecto está numa fase embrionária, mas a Apple tem discutido o conceito deste dispositivo com a Foxconn (o seu parceiro na criação dos “iDevices”). As fontes indicam que a Foxconn já estará a trabalhar em uma tecnologia que poderá ser usada nesta nova geração de dispositivos. Não existem ainda indícios de quando este dispositivo poderá ser anunciado pela Apple.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *