casio-ex-zr700 Casio, Imagem & som

Casio amplia a sua linha de câmaras compactas Exilim High Speed com a EX-ZR700


A Casio ampliou a sua família de câmaras High Speed com o lançamento da Exilim EX-ZR700.  A nova câmara tem um sensor CMOS de alta sensibilidade com 16,1 megapixéis, vem equipada com um zoom ótico com uma amplitude focal de 18x ( com estabilizador de imagem ótica) e está pronta a utilizar em cerca de 1,4 segundos.

A nova EX-ZR700,a exemplo dos outros membros da família Exilim High Speed, foi desenvolvida para uma grande rapidez de operação – desde um rápido tempo de arranque até à grande velocidade do sistema de focagem automática e terminando na capacidade de capturar imagens em rajadas sucessivas num intervalo de frações de segundo.

casio-ex-zr700-family

A Casio tem vindo a desenvolver o potencial das câmaras fotográficas digitais compactas, para tal utiliza um conjunto de tecnologias originais desenvolvidas pelos seus engenheiros. Esse esforço é baseado naquilo a que a Casio chama o objetivo de desenvolvimento “Triplo Zero”, que procura minimizar e eliminar o atraso no disparo (shutter lag, o tempo que vai desde o premir do botão de disparo até à efetiva captura da imagem), as fotos desfocadas e as imagens tremidas por causa do movimento da câmera no momento do disparo.

Com a adoção da terceira geração do processador de imagem EXILIM Engine HS, o novo modelo combina uma reação rápida com capacidades de captura de fotos em rajadas de alta velocidade. Uma nova função Triple Shot permite ao fotógrafo capturar três imagens do mesmo motivo em rápida sucessão premindo o disparador apenas uma vez. Outra nova funcionalidade implementada na EX-ZR700 possibilita rever fotos já tiradas no LCD ao mesmo tempo que novas fotos são capturadas.

Graças a estas novas funcionalidades, mesmo os fotógrafos menos experientes serão capazes de capturar os momentos mais fugazes, desde os sorrisos e expressões das crianças até às suas brincadeiras com animais domésticos.

Equipada com uma lente grande-angular de 25 mm e um zoom ótico de 18x (equivalente a 25-450mm) a compacta EX-ZR700 vem equipada com um sistema aperfeiçoado de estabilização de imagem, implementado no próprio bloco ótico (lens shift image stabilization) e que é combinado com a capacidade da câmara em capturar imagens em rápida sucessão( no modo High-Speed Anti Shake). Mesmo em situações em que é necessário fotografar a grande distância (como em concertos ou eventos desportivos) os utilizadores serão capazes de criar imagens sempre nítidas e focadas – algo que poderá rapidamente ser verificado através do grande ecrã LCD de 3’’ (7,62 cm) e com 920.000 pixéis de resolução.

Exilim EX-ZR700

Toda esta tecnologia é fácil de dominar e usar graças à interface da câmara e aos diferentes modos de captura. Por exemplo, o modo Premium AUTO Pro é capaz de combinar automaticamente várias imagens do mesmo motivo tiradas em rajadas de alta velocidade e melhorar dramaticamente o resultado final, mesmo em condições adversas de pouca luz e utilização do zoom.

Outros modos de disparo foram concebidos para um maior controlo da focagem. É o caso do All-In-Focus Macro, em que é possível capturar uma cena completa desde um plano muito aproximado até ao infinito; ou, pelo contrário, usar o modo Blurred Background, que oferece resultados semelhantes aos que podemos obter com uma câmara SLR e lentes de grande abertura, em que o motivo a fotografar em primeiro plano fica nitidamente focado mas o segundo plano surge desfocado.

Casio Exilim EX-ZR700

Características principais da EX-ZR700

Novo processador de imagem EXILIM Engine HS Ver. 3. O EXILIM Engine HS3 possui um duplo CPU, com dois processadores de imagem em paralelo, um processador reconfigurável e um núcleo de gráficos vetoriais. O processador reconfigurável oferece uma flexibilidade funcional ao nível do desempenho, além de processamento de alta velocidade baseado nas últimas tecnologias da Casio; o núcleo de gráficos vetoriais é usado para o processamento de imagem bidimensional.

Este processador é também responsável pela rápida resposta da câmara em todas as situações. O arranque (desde que se liga até estar pronta a disparar) é de 1,4 segundos; o auto-foco em modo de alta velocidade é de apenas 0,18 segundos; o atraso no disparo (shutter lag) foi reduzido para praticamente zero (apenas 0,016 segundos); e o intervalo de captura de imagens sucessivas é de apenas 0,26 segundos.

Zoom de alto desempenho num corpo compacto

A EX-ZR700 está equipada com um zoom ótico que oferece uma amplitude focal alargada de 18x, entre 25 e 450mm. Graças à tecnologia Multi Frame SR Zoom da Casio, o zoom é capaz de manter a qualidade de imagem duplicando digitalmente a distância focal até 900mm (25-900), oferecendo efetivamente uma amplitude focal de 36x.

Estabilização de imagem melhorada

A Casio dotou a EX-ZR700 com uma combinação de tecnologias para aperfeiçoar a estabilização de imagem – essencial quando se usa a câmara na mão com o zoom no limite superior da focal, em que o mais pequeno movimento é amplificado. Além de um sistema de estabilização integrado no bloco ótico (lens shift), a Casio criou o modo High-Speed Anti Shake que controla o ruído eletrónico e minimiza a hipótese de fotos tremidas, utilizando a capacidade da câmara de capturar imagens em rajadas de alta velocidade.

Por si só, a utilização do sistema de estabilização ótica permite usar a câmara na mão sem tremer as imagens ganhando o equivalente a dois passos de exposição. Quando se combina a estabilização ótica com o modo High-Speed Anti Shake, o ganho é equivalente a cinco passos. Na prática, o que isto significa é que o utilizador consegue minimizar ou anular o efeito de fotos tremidas sem necessidade de usar tripé, mesmo em situações de utilização do zoom no extremo da focal ou em cenas noturnas.

Focagem automática melhorada

Outros dos pontos em que a EX-ZR700 se afasta da concorrência é no funcionamento do auto-foco (AF). A Casio acelerou a cadência do disparo no modo AF e otimizou o controlo da lente, do sensor de imagem e o algoritmo AF para processamento paralelo das operações AF e disparo contínuo de alta velocidade. A implementação destas tecnologias na EX-ZR700 tornou possível o disparo contínuo com focagem automática (AF-CS) até 5 disparos por segundo num total de 30 imagens, o que torna possível obter fotos perfeitamente focadas de motivos em movimento constante, como crianças e animais de estimação.

Casio Exilim EX-ZR700

A Casio Exilim EX-ZR700 estará disponível em Portugal a partir do final de Março por €299,99.

Não temos informações sobre o preço ou a data de  lançamento no Brasil.

Mais informações nos sites oficiais:

Portugal: http://pt.exilim.eu

Brasil: http://www.casio-intl.com/br/pt/dc/

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *