The last paradise in Thailand Mobile

5 apps para viajantes que deve ter sempre consigo


Viajar nunca foi tão fácil como agora e a tecnologia de informação desempenha aqui um papel fundamental. Munidos apenas de um smartphone podemos planear a viagem, obter informação turística sobre os destinos e até nunca nos perdermos. Conheça as cinco melhores apps para viajantes por alguém que sabe do que está a falar.

Modéstia à parte é esse o meu caso. Estou em viagem há já quase sete meses entre Portugal e o extremo oriental da Rússia. Parti em setembro e desde então utilizei dezenas de apps e – claro – cheguei à conclusão de quais são as cinco de que não posso abdicar. E o melhor é que estão disponíveis para Android ou iOS e são quase todas gratuitas.

Planear a viagem

Antes de partir para um qualquer destino, a maior parte dos viajantes gosta de ter tudo devidamente organizado. Não é o meu caso, mas quando é necessário voar não existe outra escolha.

E é fácil agora escolher o voo e mesmo fazer a reserva online, mas nem sempre temos um PC ou um portátil à mão. Mas o smartphone está sempre no bolso e com ele podemos fazer tudo.

Para escolher o voo e reservar, a aplicação que utilizo é o Skyscanner.

O Skyscanner permite fazer uma pesquisa por aeroportos de partida e chegada e procura todos os voos que obedecem aos critérios que escolheu, mostrando-lhe todas as opções por ordem crescente de preço, ou seja do mais barato para o mais caro. Depois só tem de fazer a reserva e… fazer uma boa viajem com a certeza de que o Skyscanner não cobra qualquer taxa pelo seu serviço.

Para muitos, chegar ao destino sem hotel marcado é uma dor de cabeça. E o Booking é o parceiro ideal para o fazer. Só tem que dizer a cidade que procura e o tipo de alojamento. A app faz tudo o resto por si, depois de estar devidamente registado. Depois de chegar ao hotel só tem de mostrar a sua reserva. É muito prático e útil, principalmente nas grandes cidades.

Pessoalmente, gosto da sensação de chegar a um novo local sem saber onde ficar e explorar as redondezas, mas nem sempre é possível e então recorro sempre ao booking,

À chegada

Deve ser das piores sensações que um viajante enfrenta. Chegar a uma nova cidade – a um terminal rodoviário ou a uma gare de caminhos de ferro e não fazer a mínima ideia onde se está. A maior parte das pessoas recorre a um transporte para o levar ao hotel ou guesthouse e nem sempre pelos melhores preços.

Eu não! Sei quase sempre onde estou, graças ao MapsWithMe. Esta app permite-lhe ter um mapa da cidade onde se encontra e fazer uma pesquisa por hoteis, transportes, restaurantes, hospitais e correios, entre outros. E o melhor de tudo é que corre ofline. Não é necessário ter uma conexão à internet para se ter uma ideia da configuração da cidade e até pode ser que as guesthouses que procura estejam mesmo ali ao virar da esquina e não tenha de recorrer a transportes. Além do mais, nunca tem aquele ar perdido que atrai pessoas nem sempre muito recomendáveis.

O MapsWithMe é gratuito mas a versão paga é melhor porque inclui o GPS. Depois de comprada a aplicação, o download dos mapas dos países é gratuito.

É claro que nada é perfeito e este é também o caso desta app. Por isso utilizo-a em conjunto com o Triposo que inclui além do mapa inclui os artigos da Wikipédia e da Travelpédia sobre a cidade. Com o MapsWithMe oriento-me e com o Triposo fico a conhecer melhor o local onde estou, sendo que também tem o mapa e o serviço de localização está disponível. E é gratuito.

E as saudades?

É claro que viajar é bom. Mesmo que seja em serviço e por pouco tempo é sempre uma experiência enriquecedora. E por isso queremos contar o que vimos e o que nos aconteceu. Mas – como é o meu caso – se estamos sozinhos como é que fazemos?

Fácil! Recorremos ao Skype! E não apenas para fazer chamadas para outras contas do serviço. O Skype permite-lhe fazer chamadas internacionais para qualquer número de telefonea preços muito mais económicos do que o custo do roaming. Só tem de comprar créditos e ter uma conexão wifi.

Resumindo, são estas as apps que considero imprescindíveis no smartphone de qualquer viajante, e todas se encontram disponíveis para Android ou iOS: Skyscanner, Booking, MapsWithMe, Triposo e Skype.

A propósito da minha viagem, se a quiser acompanhar pode fazê-lo através do site Tanto Mundo, do blog Do Cabo da Roca a Vladivostok ou – em inglês – no Just a Backpacker. Espero por si.

Boas viagens!

Faça o download

Skyscanner

skyscannerPara Android

Para iOS

 

 

Booking

bookingPara Android

Para iOS

 

 

MapsWithMe

mapswithme

Para Android

Para iOs

 

 

Triposo

triposo Para Android

Para iOS

 

 

Skype

skype

Para Android

Para iOs


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *