Gadgets, Mobile, Notícias, Redes sociais, Tecnologia

Conheça o Nokia Asha 210 – um telefone social “low cost”


A gama de smartphones Asha tem-se caracterizado por ser uma alternativa mais barata e competitiva em relação à linha Lumia. Contudo, a linha Asha utiliza um ecrã táctil, o que diga-se de passagem não é o ideal para os ávidos por escrita de mensagens. O recém-anunciado Asha 210, no entanto, regressa às origens dos excelentes teclados da Nokia. Conheça um pouco mais o novo candidato ao legado da Blackberry.

Princípios de design idênticos à linha Lumia

O primeiro pormenor a realçar é a linguagem de design utilizada no Asha 210. O novo modelo da Nokia deve muito da sua aparência aos actuais topos de gama da Nokia, diríamos mesmo que este modelo recebeu uma “lufada de Lumia” sobre ele. As semelhanças são evidentes não só no formato, mas também por exemplo na parte traseira junto à câmara onde se situa a inscrição da marca Nokia. O Asha 210 praticamente devido às suas dimensões se assemelha ao filho mais novo da linha Lumia.

img_conheca_nokia_asha_210_02_2

A Nokia de forma propositada utilizou os mesmos princípios de design porque a estética é uma das componentes onde é praticamente aclamada na blogosfera e sites de media internacionais. A influência da linha Lumia é também notória na diversidade de cores oferecidas pelo Asha 210. A habitual cor Cyan bem como o Magenta, Amarelo, Preto e Branco estão disponíveis para escolha.

Para um telefone nesta gama de preço, o Asha 210 é até bastante atraente. Claro que há diferenças para a linha mais cara a começar pelo acabamento em plástico simples, que contrasta com o processo de fabrico à base de uma peça de policarbonato que é usado nos Lumia. Mas no geral os compromissos de construção são aceitáveis. Aliás este Nokia de “Asha” não tem nada e a empresa finlandesa deveria ter aproveitado a oportunidade para talvez o designar como fazendo parte de uma nova linha: Lumia B.

Uma forte componente social para agradar aos jovens

Uma das marcas distintivas do Asha 210 é o seu teclado QWERTY. Pode encontrar por baixo do próprio display botões de menu e de navegação e como é normal os tradicionais botões de atender e rejeitar / terminar chamadas. Mas entre esses botões, existem duas teclas que vão agradar mais à camada jovem: uma tecla dedicada à aplicação WhatsApp e outra dedicada a invocar a câmara. Se a última tecla faz todo o sentido, a primeira apresenta uma escolha mais duvidosa.

É certo que o serviço WhatsApp é extremamente popular e possui uma base de utilizadores elevada. Mas não faria sentido ter uma tecla social configurável que permitisse por exemplo invocar o Facebook Messenger, ou mesmo o Twitter? Estamos em crer, que a Nokia tenha optado pela tecla física devido a uma parceria que estabeleceu com a WhatsApp. De qualquer modo nada impedia que este serviço viesse configurado por omissão e o utilizador pudesse seleccionar outro serviço social. De qualquer forma a Nokia vai disponibilizar um modelo do Asha 210 onde o seu botão de WhatsApp será substituido por um botão dedicado para o Facebook. Esse modelo estará disponível em mercados seleccionados como alguns países da União Europeia e E.U.A.

img_conheca_nokia_asha_210_03

Assumindo que o WhatsApp faz parte da sua rotina, vai ficar interessado em saber que a tecla reservada oferece acesso rápido ao chat do serviço de mensagens. Mas a cereja no topo do bolo é o facto do Asha 210 incluir uma subscrição vitalícia que permite que use o WhatsApp gratuitamente para toda a vida (assumindo que a Google não compre o serviço). Isto significa isso mesmo que está a pensar: vai ficar isento de qualquer taxa anual do serviço e poderá usá-lo de forma ilimitada.

Apesar da execução de um único serviço activado pela tecla de acesso rápido, os serviços WhatsApp, Facebook e Twitter vêm pré-instalado e estão disponíveis a poucos cliques de distância. E já que falamos de software, um extra agradável é o facto de quem adquirir o Asha 210 vai poder descarregar de forma totalmente gratuita um pack de 15 aplicativos e jogos após a compra. Os detalhes acerca desses títulos vão ser revelados no futuro próximo pela Nokia.

Características modestas mas suficientes

Embora as redes sociais sejam uma componente especial em destaque, o mercado alvo para este modesto telemóvel é claramente o de baixo custo existente nas potências emergentes. Mas, se não deseja fazer muito mais que aceder às principais redes sociais, então o Asha 210 pode muito bem se transformar no seu telefone de trabalho. A Nokia já referiu que vai disponibilizar uma versão Dual-Sim do Asha 210, o que agrada não só aos jovens mas também aos graúdos que querem uma experiência descomplicada tecnologicamente.

img_conheca_nokia_asha_210_04

Ao nível das especificações de hardware não são de “encher o olho”. Como se trata de um telefone vocacionado para as redes sociais seria de esperar que pelo menos tivesse suporte para 3G certo? Errado, vai ter de se contentar com a estável (mas lenta) conectividade 2G. Mas você pergunta: Existe sempre conectividade Wifi certo? A nossa resposta é não, procure noutro lado talvez outros dispositivos da linha Asha sejam uma melhor escolha para si nesse sentido.

Ao nível fotográfico o Asha 210 inclui uma câmara de 2 megapixels, o que é não é especialmente encorajador relativamente à sua qualidade mas sempre é melhor que uma câmara VGA. Quanto às restantes características técnicas pouco se sabe porque a Nokia não revelou a quantidade de memória RAM e velocidade de processador existente no Asha 210. Contudo, não espere que a memória RAM ultrapasse os 256 MB e que o processador chegue a 1Ghz de frequência.

Mas como gostamos sempre de salientar os pontos positivos (sim somos optimistas), as 12 horas de autonomia em conversação e as 40 horas em standby são um bom indicador que lhe garante que este telefone vai aguentar as tarefas que realiza no quotidiano. Os cerca de 100 gramas são também uma boa notícia se pretende guardar este modelo no seu bolso. Contudo outro peso não seria esperar de um telefone com um ecrã de 2.4 polegadas sem sensibilidade a toque.

Preço e disponibilidade

A Nokia vai comercializar a versão simples e dual-SIM (ambas desbloqueadas) do Asha 210 a um preço de $72 (145 reais e 55 euros). Este modelo de baixo custo vai começar às prateleiras da Europa e América a partir do segundo trimestre de 2013.

Fonte: Nokia


1 comentário em Conheça o Nokia Asha 210 – um telefone social “low cost”

  1. eric pinho

    tenho nokia 210 que sempre trabalhou bem em Portugal. estou neste momento nos EUA, qual o meu espanto aqui não recebo ou posso fazer chamadas. saí de Portugal com o programa de rooming total, mas aqui não consigo sequer encontrar um operador. o meu operador é a Vodafone. alguém me pode informar o que fazer?. Obrigado fico a aguardar. eric

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *