Internet, Mobile, Notícias, Redes sociais

Facebook está a perder milhões de utilizadores


Tem reparado que o Facebook já não possui o factor novidade e não vê o mesmo entusiasmo que já inclusivamente dos seus amigos? Talvez seja o facto de já estar saturado da rede social ou talvez seja impressão sua. De qualquer forma, se já alguma vez teve esta sensação não é certamente a única pessoa. Aliás segundo um estudo, só no mês passado o Facebook perdeu 6 milhões de utilizadores nos EUA.

Numa altura em que Facebook prepara-se para dar a conhecer aos seus investidores sobre o seu desempenho nos três primeiros meses do ano, um estudo sugere que a sua expansão em grandes mercados como EUA, Reino Unido e outros importantes países europeus estagnou ou terá mesmo atingido o limite.

No mês passado, a maior rede social do mundo perdeu 6 milhões de visitantes norte-americanos, uma queda de 4%, segundo um estudo da empresa Socialbakers. No Reino Unido, apenas 1.4 milhão de usuários registaram-se no mês passado uma queda de 4,5% em relação ao mês anterior. Nos últimos seis meses, o Facebook perdeu quase 9 milhões de visitantes mensais nos EUA e 2 milhões no Reino Unido.

Os utilizadores de países como o Canadá, Espanha, França, Alemanha e Japão, onde o Facebook tem alguns dos seus maiores seguidores também estão a abandonar em massa a rede social. Para colocar os valores em perspectiva, algumas redes sociais alternativas como o Instagram ganharam 30 milhões de utilizadores em 18 meses antes do Facebook adquirir a rede social de partilha de imagens há um ano atrás. Isto significa que o ponto de saturação não tem nada a ver com o cansaço das pessoas pelas redes sociais no geral. Aliás, prova disso terá sido também o facto do Google + ter crescido e ultrapassado o twitter tornando-se a segunda rede social mais utilizada no mundo.

Mas o Facebook ainda está a crescer rapidamente na América do Sul: os utilizadores mensais provenientes do Brasil cresceram 6% no último mês valor este que fixou a base de utilizadores deste país em 70 milhões, de acordo com Socialbakers. Trata-se de quase 7 vezes mais do que o Brasil registava em 2011. Outro país em expansão é a Índia que tem registado um aumento de 4% atingindo os cerca de 64 milhões de utilizadores. Convém salientar que a India é dos países com maior população no mundo, logo este valor corresponde apenas a uma fracção da população do país, o que deixa espaço para mais crescimento.

O número de minutos que os americanos gastam no Facebook parece estar a cair também. A média foi de 121 minutos, em Dezembro de 2012, mas caiu para 115 minutos em Fevereiro. Por outro lado o tempo gasto a aceder à rede social através de dispositivos móveis duplicou em um ano para 69 minutos por mês, mas o crescimento registado não garante que consiga compensar a diminuição de uso desktop.

Fonte: The Guardian


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *