Atari Jogos

Atari: A era dos games começa


Numa época onde crianças brincavam em frente de casa com seus amigos, surgiu algo que mudaria isso para sempre. Nascia em 1972 a Atari, uma empresa de produtos eletrônicos, que foi responsável pela popularização dos videogames.

Em 1972 a Atari fundada por Nolan Bushneel e Ted Tabney, ficou conhecida pela criação das máquinas de jogo “Pong“, além de produzir outros jogos. Pong é um jogo de esporte que simula uma mesa de tênis, cada jogador controla uma barra vertical que rebate uma bola, o objetivo é fazer com que o oponente não consiga rebater a bola e deixe que a mesma passe, fazendo assim um ponto. O primeiro Console (Consola) foi lançado em 1977 e foi chamado de VCS (Video Computer System) a um preço que era muito alto para época, o que forçou a Atari lançar consoles com preços mais acessíveis, mas que mesmo assim rendessem um bom lucro. Em 1978 a Atari lançava o “Atari 2600”, o seu maior sucesso, foram vendidos aproximadamente 30 Milhões de consoles em todo o mundo. Diversas empresas produziam milhares de jogos para o Atari 2600, entre elas estavam a SEGA e a Nintendo. O Atari 2600 dominava o mercado nos anos 80, mas tudo isso mudou quando outras empresas lançaram seus consoles.

Pong

Nos anos 90 o domínio do mercado passou para a Nintendo e para a SEGA. A Atari lançou o portátil Lynx, mas sem sucesso, pois a Game Boy que era da Nintendo, dominava o mundo dos portáteis. Em parceria com a IBM foi lançado o “Jaguar“, um console que era o mais evoluído da sua época, mas em virtude do alto preço e à existência de poucos jogos o console foi um fracasso. A Atari estava muito atrás de seus concorrentes, então o óbvio aconteceu. A marca Atari foi vendida em 2001 para a Infogrames, esta empresa usa o nome e o logotipo original da Atari e vem produzindo games de muito sucesso, como, por exemplo, o Roller Coaster Tycoon, Dragon Ball, Enter the Matrix, Driv3r entre outros.

A importância da Atari no mundo dos games é que por ser a pioneira no ramo foi quem criou os moldes para os consoles e por controlar o mercado de games inconscientemente obrigou as outras empresas a desenvolverem e melhorarem os seus aparelhos, o que gerou um looping onde uma empresa buscava sempre superar a outra e liderar o mercado. Isso fez com que os videogames evoluíssem para o que são hoje.

Principais jogos e algumas curiosidades:

  • Asteroids (1979) Um dos jogos mais conhecidos, cujo objetivo era o de eliminar os asteróides sem que sua nave fosse destruída.
  • Enduro (1983) Considerado o jogo mais clássico e reverenciado por muitos, o objetivo se baseava em apenas dirigir por diferentes ambientes, sem bater ou sair da estrada.
  • Pac Man (1981) Pode ser eleito como um dos jogos mais conhecidos do mundo, nesse jogo o player tem que comer todas as “bolinhas” sem que seja apanhado pelos fantasmas.
  •  Pitfall! (1985) O objetivo é conduzir o protagonista pelo meio da floresta, desviando-o de animais selvagens, armadilhas, buracos e tentar recuperar os trinta e dois tesouros.
  • PONG (1970) Um dos primeiros jogos a ser lançado. A intenção dos criadores era fazer com que o jogo se assemelhasse a um jogo real de Ping Pong.
  • Space Invaders (1980) Nesse jogo os alienígenas estão se aproximando e sua missão é usar um canhão e impedi-los.
  • O famoso ator Jack Black em sua infância participou do comercial do jogo Pitfall!, além dele outros nomes de sucesso do passado também fizeram propaganda como Pelé, Abdul Jabbar e Mario Andretti, dos respectivos esportes Futebol, Basquete e Fórmula 1.
  • Quando Steve Jobs iniciava sua carreira um de seus primeiros empregos foi como técnico da Atari.

Mais informações sobre Pong, o primeiro videogame lucrativo da história, em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pong

 

Este artigo foi escrito a título de cortesia pelo blog Gamer de Chinelo


1 comentário em Atari: A era dos games começa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *