Google lança o streaming de música Google I/O

Google anuncia All Access, um novo serviço de streaming de música por assinatura


A conferência anual para desenvolvedores, Google I/O, que está a decorrer em S. Francisco (EUA), tem sido palco da apresentação de inúmeras novidades. O primeiro grande anúncio foi, como já se previa, o lançamento do novo serviço de streaming de música por assinatura. O Google Play Music All Access está disponível para dispositivos Android e oferece acesso a milhões de músicas por assinatura, com a possibilidade de recomendações de títulos e criação de “playlists”.

Como era de esperar, os Estados Unidos são o primeiro país em que o serviço é disponibilizado, mas deverá chegar brevemente a mais 12 países, onde se incluem a França, a Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia.
O valor da subscrição, para quem se registar até 30 de junho, é de 8 dólares por mês, com 30 dias de teste gratuitos. No entanto a partir dessa data o valor da assinatura aumentará para 9,99 dólares mensais.

O Google já oferece um serviço de download de música on-line, o Google Music, semelhante ao iTunes e iCloud da Apple, através do qual é possível comprar álbuns ou faixas musicais. Os subscritores Google Play Music All Access e que já são usuários do Google Music terão o seu conteúdo automaticamente incluído no novo serviço de streaming.

O novo serviço, permite pesquisar por música, músicas, álbuns, artistas, ou através das 22 categorias de gêneros musicais. O Google também irá fazer sugestões de acordo com a “biblioteca” (playlist) e preferências músicais dos usuários.

“É uma rádio sem regras”, disse Chris Yerga, diretor de engenharia do Android. “Isto é tão relaxado como você quer ou tão interativo como você quiser”. Tudo aquilo que é ouvido pode ser transformado numa estação de rádio e ainda é possível editar a lista de faixas musicais em tempo real. Mas tem mais ainda, é possível salvar uma versão em “cache” das músicas, de forma a poder escutar as músicas preferidas quando o aparelho não estiver conectado à rede.

Segundo a eMarkteer (empresa que efectua análises de mercado), cerca de 96 milhões de americanos irão escutar música online através dos seus tablets, telemóveis ou outros dispositivos móveis, pelo menos uma vez por semana em 2013. É um número surpreendente? Não nos parece, basta andar um pouco pela rua e ver o número de pessoas que trazem auriculares nos ouvidos, a verdade é ouvir música nos dispositivos móveis tornou-se cada vez mais comum.

Três das maiores gravadoras do mundo,  Universal Music Group (Vivendi), Sony Music Entertainment e Warner Music Group Corp, fazem parte do serviço Google Play Music All Access, o que garante um catálogo de excelente qualidade.

Google Play Music All Access representa mais uma investida da Google no universo virtual e não temos dúvida que será mais um caso de sucesso.

Fontes do artigo: Le Monde, Associated Press e The verge

————————————————————————————–

E você, leitor, irá subscrever o novo serviço? Deixe-nos a sua opinião.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *