Chip Intel 3D Destaques, Gadgets, Mobile, Notícias, Tecnologia

Intel anuncia nova linha de processadores Atom para smartphones e tablets


Quando o assunto são os processadores Atom da Intel geralmente rola um preconceito por parte dos usuários e especialistas da área de tecnologia. A verdade é que a má fama dos chips se deve ao baixo desempenho dos chip, desenvolvidos especialmente para rodar nos finados netbooks. Mas com a nova geração de processadores recém-anunciada a fabricante americana deve dar a volta por cima. A nova arquitetura “Silvermont” promete melhor desempenho e baixo consumo de energia, o que é uma grande vantagem para o seu uso em smartphones e tablets

A linha de chips Atom de SoC (System-on-a-Chip) de 22 nanômetros deverá ter desempenho 3 vezes maior que a Saltwell. E não é só isso, os chips recém-anunciados podem consumir 5 vezes menos energia que a geração anterior do chip, e a sua escalabilidade permitirá a construção de CPUS de até 8 núcleos. Segundo a Intel isso é possível graças à tecnologia de transístores 3D que vem sendo desenvolvidos pela companhia americana nos últimos anos. Com isso a empresa pode ganhar mais espaço no mercado de dispositivos móveis.

Aliás, com o objetivo de conquistar o mesmo espaço que obteve no mercado de computadores desktop, a Intel promete renovar a linha de processadores com CPU Atom todos os anos. Por enquanto não há notícias de algum aparelho pronto para chegar ao mercado já com os novos chips embarcados. O que se sabe é que os primeiros tablets equipados com a plataforma devem ser lançados no final de 2013. Já os smartphones estão programados para serem lançados no início de 2014.

O foco da Intel no mercado móvel deve ser principalmente no sistema operacional Android, e acirrar a competitividade no setor com companhias como a Nvidia. Segundo a empresa foram lançados no mercado mundial pelo menos 12 modelos de smartphones equipados com a tecnologia da Intel para dispositivos móveis. No Brasil um dos primeiros modelos a chegar às lojas foi o Motorola Razr i.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *