Mozilla Firefox Update Internet, Mobile, Notícias

Mozilla lança Firefox 21 para desktop e Android com design repaginado e diversas melhorias


A Mozilla lançou nesta última terça-feira (14) duas grandes atualizações do seu navegador, uma destinada a dispositivos Android e a outra para desktop. A novidade traz ao Firefox para Desktop uma maior integração com as redes sociais, além de algumas outras novas funcionalidades. Já a versão para Android oferece aos tablets e smartphones uma interface melhorada e algumas outras melhorias.

Firefox 21 para Desktop

A nova versão do Firefox para Desktop alarga um pouco mais sua integração com as redes sociais através da inclusão de três novos parceiros: o agregador de notícias Cliqz, a rede social japonesa Mixi e o portal msnNOW. O trio não apresenta a mesma relevância do Facebook, que já está integrado ao navegador, mas espera-se que o suporte a eles pela API Social permita que outros serviços sigam o mesmo exemplo e se integrem também ao Firefox.

Firefox 21 para desktop já está disponível para todas as versões do Windows, Mac e Linux (Foto: Tech&Net)

Firefox 21 para desktop já está disponível para todas as versões do Windows, Mac e Linux (Foto: Tech&Net)

Outra novidade é a inclusão do Firefox Health Report, cuja função é monitorar o funcionamento do navegador, coletando dados como tempo de inicialização e execução e número de “crashes”. Em seguida, o recurso fornece as ferramentas necessárias para compreender as informações coletadas e corrigir quaisquer problemas que poderão ser encontrados.

Mas as novidades não param por aí. A nova atualização vem com uma melhoria em seu recurso Do Not Track, responsável por evitar que sua navegação seja monitorada por sites. Agora o recurso apresenta três opções: uma para avisar as páginas que você não quer ser monitorado, outra para avisar quais que você quer ser monitorado e a terceira para manter suas preferências ocultas. Além disso, o update traz novas ferramentas para desenvolvedores, algumas correções de falhas de segurança e de compatibilidade do navegador.

Firefox para Android

Além da interface melhorada que a deixou mais parecida com a do navegador do Google, a nova versão do Firefox para Android traz algumas novidades como a inclusão de uma função para salvar arquivos de mídia com apenas um toque. Há ainda novas fontes de código aberto, melhor suporte HTML 5 e algumas tradicionais correções de bugs de compatibilidade e de segurança.

As novidades já estão disponíveis para todas as versões do Windows, Mac e Linux. Já a atualização para Android está sendo disponibilizada gradualmente na loja de aplicativos do Google.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *