Windows 8 screenshot Tutoriais

3 recursos secretos e ocultos do Windows 8


O Windows 8 é uma das versões mais avançadas do Windows já criadas até hoje. Apesar de muita gente ter ficado descontente com ele e esperar pela atualização que vai incluir uma série de novos recursos, como o botão Iniciar, não podemos duvidar de que se trata de um sistema operacional poderoso e cheio de ferramentas úteis. Infelizmente muitos dessas ferramentas não tem um atalho à mão. Como em outras versões, o Windows 8 conta com muitos recursos secretos. A seguir vamos conhecer alguns deles e saber como acessá-los.

Como fazer uma captura de tela rapidamente

O Windows 8 não traz um aplicativo ou um botão para capturar um screenshot da tela. Mas fazer isso é muito fácil. No computador (desktop ou notebook) basta usar a combinação de teclasWinkey+Print Screen para copiar o conteúdo de qualquer janela numa imagem. Observação: num tablet com Windows 8 em vez da tecla Print Screen use a tecla de diminuir volume.

A captura pode ser colocada em qualquer programa de edição de imagens como o Photoshop, Gimp ou Paint. Uma cópia da imagem em PNG também é salva na pasta “Captura de Tela” que, por sua vez, fica localizada em “Biblioteca → Imagens”.

Windows 8 - captura de tela

Como criar um atalho para desligar o computador na Tela Inicial

Desligar ou reiniciar o Windows 8 não é tarefa das mais fáceis. O botão para isso fica a alguns passos de distância. Primeiro é preciso acessar a barra Charm (Winkey+C), clicar em “Configurações”, “Desligar” e escolher entre “Desligar” ou “Reiniciar”. A alternativa para tornar esse processo mais simples e rápido é instalar um atalho para “Desligar” o computador na “Tela Inicial”. Um tutorial completo pode ser encontrado neste endereço.

Como acessar um menu oculto com opções avançadas

Com o Windows 8 vários menus que antes eram acessados com facilidade simplesmente desapareceram. Por exemplo, até o Windows 7 havia a opção “Executar” no “menu Iniciar” onde podíamos digitar vários comandos como o famoso “cmd”, que dava acesso ao velho “Prompt de comando”. Com a retirada do botão “Iniciar” agora uma das maneiras de acessar a opção é através da combinação de teclas “Winkey+R”.

Outra combinação de teclas de atalho, desta vez usando-se “Winkey+X” faz aparecer um menu oculto com vários atalhos para recursos ocultos do Windows 8. Entre eles está o próprio “Executar” bem como as opções “Gerenciador de Tarefas”, “Sistema”, “Prompt de Comando” e “Painel de Controle”, entre outros.

Windows 8 - Windows 8 - menu oculto

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *