Pinguy-13.04-Beta Análise, Sistemas Operativos

Análise da distribuição Pinguy 13.04 Beta


Pinguy 13.03 Beta, conheça o novo conceito que a distribuição Pinguy  adotou para o ciclo das suas distribuições.

A Pinguy que desde o seu surgimento se pautou pela elegância e pelo conceito original que ainda marca esta distro, após instalado o sistema não era necessária qualquer outra instalação/modificação para que o SO estivesse preparado para uma utilização moderna, dá de novo sinais de vitalidade e criatividade, não só na aparência e facilidade de uso do SO, mas também no que respeita à posição que entretanto tomou de considerar entre 2 ”LTS” todas as outras versões Beta.

Como a Pinguy se baseia no Kernel do Ubuntu, cujo ciclo de novas versões é de 6 meses, sendo que as novas versões LTS (suporte para 5 anos) estão distanciadas entre si 2 anos, atualmente a versão LTS é a 12.04 que foi realizada em Abril de 2012, a nova versão LTS será a 14.04, que vai ser realizada em Abril de 2014.

Desta forma a Pinguy coloca-se entre o conceito de rolling release e o conceito do Ubuntu de ciclos de novas distribuições de 6 meses, os resultados desta posição ainda não são percetíveis, nem sequer qual a implicação desta metodologia.

Os programadores alertam que nas versões Beta, algumas das funcionalidades incorporadas poderão não estar disponíveis nas suas versões intermédias entre LTS.

Embora o termo utilizado seja Beta, o que é um facto é que não existem razões objetivas para a considerarmos como tal, ou seja, o  aparecimento de bugs ou outras maleitas,….não estas distribuições estão perfeitamente funcionais e até servem de balão de ensaio para algumas aplicações/ferramentas que a equipa da Pinguy está sempre a introduzir e amadurecer.

Verdade seja dita que esta distribuição que estamos hoje a analisar é sobretudo um aproveitamento no bom sentido, do que melhor se faz no Mundo OPENSOURCE, não sendo difícil ligarmos esta distribuição a muitas outras que hoje são uma referencia, tais como a Mint e a Elementary.

A equipa que produz a Pinguy vai estar sobre a minha mira e instalarei no meu HDD para que possa fazer um review mais alongada da mesma.

Não esqueçam sigam-nos no Tech&Net aonde vão encontrar certamente análises imparciais sobre os temas dos nossos artigos e os de Linux não serão uma excepção.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *