Firefox-22 Internet

Firefox lança versão 22 do seu browser e eleva o patamar para a concorrência


A Mozilla lançou a versão 22 do seu browser, mas esta não é uma versão qualquer, o novo Firefox apresenta especificações que até a muito pouco tempo eram impensáveis.

Mas afinal quais são essas novidades? Desta vez, acreditem, que não vamos falar de velocidade e dos testes de HTML ou outros. O Firefox 22 oferece-nos, agora, a possibilidade de jogarmos em 3D,  de fazermos vídeo chamadas e incluí um sistema de partilha de ficheiros, a exemplo daquilo que à muito que o Opera já oferecia.

A Mozilla espera que as características da nova versão possam incentivar os desenvolvedores a programarem sem o recurso a plugins, que como sabemos podem não funcionar da mesma forma em todas as plataformas.

Johnathan Nightingale, vice presidente da Mozilla, diz que hoje o browser é a aplicação que nos liga ao Mundo, é aquela a que mais recorremos no nosso PC e até fez uma analogia muito interessante e que nos põe a pensar: “passamos mais tempo no browser que passamos na nossa cama ou no nosso carro”.

Refere também que esta única aplicação nos liga ao mundo exterior para realizar os atos mais simples como procurar uma informação, daí a sua extrema importância. A Mozilla está a encarar o lançamento da versão 22 do Firefox como uma das melhores formas de comemorar os 15 anos da sua existência.

A Mozilla afirma estar muito atenta as crescentes necessidades dos utilizadores e diz estar preparada  para o futuro mais próximo. Hoje o que se constata é que os utilizadores tentam comunicar uns com os outros o mais rápido e fácil que puderem, transversalmente a todas as plataformas sejam elas mobile ou PCs .

A Mozilla informou que os programadores que estejam interessados em desenvolver aplicações poderão encontrar toda a informação aqui:  https://blog.mozilla.org/blog/2013/03/27/mozilla-is-unlocking-the-power-of-the-web-as-a-platform-for-gaming/).

Outra das características desta nova versão é a capacidade de se poder comunicar em tempo real. A tecnologia foi apelidada de ”WebRTC”, através da sua utilização os programadores poderão criar aplicações de chamadas de vídeo, que podem ter origem num smartphone ou num PC fixo .

A tecnologia ”WebRTC” já é suportada pelo Google Chrome, desde Outubro do ano passado, através de serviços como o Tokbox.

Mais informações aqui: http://thenextweb.com/insider/2012/11/06/tokbox-webrtc-solution-for-ios-launches/

Para mostrar toda a potencialidade desta nova tecnologia, a Mozilla criou um jogo chamado BananaBread que utiliza a WebRTC, asm.js, WebGl, e encriptação. É um jogo só para uma pessoa em que o jogador tem que disparar para conseguir pontuar.

Esta tecnologia ainda não está disponível para a versão móvel do Firefox e ainda não existe data para o seu lançamento, embora já se encontrem alguns tablets que já podem beneficiar da nova versão do navegador da Mozilla, o Firefox versão 22.

Para mais informações visite este link: http://www.mozilla.org/en-US/mobile/22.0/releasenotes/

Fonte: The Next Web

 


2 comentários em Firefox lança versão 22 do seu browser e eleva o patamar para a concorrência

    • Rui Oliveira

      Fabio, não conhecíamos o Spark, mas parece-me um browser com muito bom aspecto. Queres escrever sobre ele para o Tech&Net? 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *