Zorin-7-Core Análise, Sistemas Operativos

Zorin 7 Core: o Linux certo para os utilizadores de Windows


A equipa da Zorim disponibilizou a sua última versão, a Zorin 7 Core, juntamente com a Core. A Zorin, à semelhança do que tem feito com outras versões do seu sistema operativo/operacional, lançou uma versão paga apelidada de Ultimate  (14,99€), que entre muitas outras aplicações  inclui o instalador da Steam.


Esta versão é baseada no Kernel do Ubuntu, mais concretamente na versão do Ubuntu 13.04, para minha surpresa a Zorin desta vez resolveu optar por usar a interface gráfica Gnome Shell 3, diga-se que em nenhuma ocasião se torna visível a ligação a esta interface, excepto quando escolhemos o ambiente Gnome, que nos surge na sua interface clássica Gnome 2.3.

Com saltos qualitativos praticamente em todas as áreas, esta distribuição acaba por se tornar numa agradável surpresa pela facilidade de usar e pelo excelente trabalho desenvolvido pelos programadores no polimento de toda a UI da distribuição, resultando num ambiente moderno e extremamente fluído.

Com um consumo de RAM de 500 MB esta distribuição é uma forte candidata aos PCs que já tenham algum tempo, mas que ainda podem dar um ar da sua graça com esta excelente distribuição. Como exemplo instalei num P4 a 3,20 GHZ com 2 GB de Ram a 400 e a fluidez e a velocidade estão lá, o que permite considerar trocar o velho XP, que vai perder o suporte em 2014, por esta maravilha .

Os programadores, na sua página oficial – http://zorin-os.com/ – , afirmam que esta é a porta de entrada para o Linux para utilizadores que venham da área do Windows .

Como pontos negativos tenho que dizer que incompreensivelmente, mesmo após purgar a língua inglesa e instalar a língua portuguesa, não foi possível, nem parcialmente, aplicar a tradução para português.

Como pontos positivos, para além do que já foi dito, temos de considerar a opção de não incluir o Ubuntu Tweak, que foi o factor que criou imensa instabilidade e bugs na versão anterior. Mas ainda há mais, o Compiz está muito bem integrado, permitindo obter uma serie de efeitos gráficos que poderão agradar a quem chega do Windows e não só, eu sou um deles.

Zorin 7 Core a 64 bits


3 comentários em Zorin 7 Core: o Linux certo para os utilizadores de Windows

  1. InLight

    Olá Carlos,
    Deixo este comentário só para aqueles que virem esta tua analise, que não se assustem em relação ao teu ponto negativo que tu dás em relação á questão da língua Portuguesa, pelo que reparei não conseguiste colocar o sistema em português mesmo depois de purgar as restantes línguas. Carlos, estive a instalar esta distribuição de propósito num portátil “pela 2ª vez”, e mais uma “vez” o mesmo ficou todo em português, como uma distribuição qualquer.
    Isto é só para quem vir isto, que não se assuste que está tudo bem.
    Lapsos acontecem, e nem sempre ficam bem á primeira.
    Abraços

    • carlos carvalho

      Olá ,

      Bom dia , desde já os meus agradecimentos pela tua chamada de atenção , não imagino o que terá corrido mal , como verificaste purguei a língua inglesa , vou fazer de novo todos os procedimentos e repor a verdade .

      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *