img_game_of_war_fire_age Jogos, Tecnologia

Game of War: Fire Age – Um MMO medieval completo para iOS


Quando os primeiros jogos para iOS começaram a aparecer com uma dinâmica simples, nada fazia pensar que as plataformas móveis poderiam evoluir tanto em tão pouco espaço de tempo. Actualmente existe uma boa oferta de títulos sofisticados, mas poucos conseguem apelar à mudança dos gamers “hardcore” do PC para os dispositivos móveis. O Game of War pretende conquistar para o iPhone e iPad entusiastas do género MMO.


A Machine Zone lançou recentemente o Game of War: Fire Age, um MMO que promete trazer alguns elementos de Word of Warcraft (WoW) e Dota2 para a plataforma da Apple. A premissa do Game of War é muito simples, o jogo é passado na época medieval onde os jogadores necessitam de construir e potenciar o crescimento de impérios, formar exércitos enormes e forjar alianças com outros jogadores para conquistar reinos.

Cada aliança tem um reino, com um edifício esplendoroso que identifica a capital, e em cada reino existe um rei soberano. O rei de cada aliança tem poderes sobre os seus súbitos em termos de criação de impostos ou criação de benefícios gerais à população que o mesmo ache que seja necessário. Da forma como as hierarquias se processam no jogo, permitem que o rei de cada aliança também aspire a ascender na cadeira do poder e se tornar o “Rei dos Reis” ou seja, o governador soberano de todo o jogo.

Por outras palavras, o Game of War é similar a outros jogos online do género para PC, onde na prática a acção acontece dentro de um mundo grande e persistente, onde o “Rei dos Reis” é o governante máximo que exerce influencia sobre todos os outros jogadores. O Game of War inclui contudo, uma diferença interessante em relação aos jogos do género: os reis de cada aliança podem ser substituídos a cada três dias, garantindo que o ritmo de jogo seja bastante rápido e intensivo, e dotado de um bom nível competitivo.

img_game_of_war_fire_age_02

Na prática o jogo pode lidar com centenas de milhares de jogadores ao mesmo tempo no mesmo universo, o que não é uma proeza técnica fácil. O WoW em contraste, tipicamente suporta alguns milhares de jogadores simultaneamente numa única realidade do jogo. Este jogo marca assinala a estreia da Machine Zone neste estilo de jogo. A Machine Zone uma produtora de jogos recente que conseguiu angariar um investimento em 2012 de cerca de 8 milhões de dólares e pretende se dedicar a jogos inovadores para dispositivos móveis.

“Queríamos projectar a empresa a um nível mais alto e ser mais ambiciosos”, referiu o CEO da Machine Zone Gabriel Leydon. “Decidimos construir algumas coisas que nunca tinham sido feitas antes. Tivemos a capital para fazê-lo e força de vontade”.

Leydon não contratou apenas os designers de jogos com a experiência para a construção deste tipo de títulos. O CEO conseguiu contratar também programadores talentosos com experiência em dimensionamento de sistemas massivos. Um pormenor interessante do jogo, é relativo à sua interface com o utilizador/usuário que foi escrita em HTML5 mas é processado nativamente. Esta tecnologia permite que o Game of War se ajuste a diferentes tamanhos de ecrã/tela. Isto significa que vai ter tão bom aspecto em iPhone como iPad.

A outro pormenor muito interessante do Game of War reside nas capacidades sociais. Na prática não há um sistema de tradução automático das frases que os jogadores trocam entre si. Ora, no caso de dois jogadores de países e línguas diferentes comunicarem entre si isto constitui um problema certo? Não, aliás os próprios jogadores traduzem as frases que são enviadas no chat em troca de moeda virtuais. Mais tarde as mesmas frases podem ser detectadas quando outros utilizarem do chat forem da mesma nacionalidade e oferecidas como tradução automática a frases semelhantes. Isto significa que este sistema cooperativo de tradução, torna o Game of War um jogo bastante interactivo para jogadores espalhados pelo mundo inteiro mesmo que eles não falem a mesma língua (reduzindo as barreiras linguísticas que existem).

O Game of War: fire Age, parece ser uma lufada de ar fresco no género, e talvez um dos melhores títulos alguma vez lançados dentro do género para plataformas móveis. Que se desengane quem pense que este jogo é adequado a “gamers” casuais que apenas desejam fazer passar o tempo. O Game of War é um jogo “hardcore”, para entusiastas do género e como é normal exige muito tempo e dedicação do jogador. Se estava à espera de um jogo MMO inserido num universo dinâmico e com pormenores semelhantes ao que encontra em alguns dos melhores títulos para PC, o Game Of War pode ser o título que estava à espera nas plataformas da Apple.

Site Oficial: Machine Zone
Plataforma: iOS 4.3 ou superior (iPhone, iPod touch, e iPad)
Licença: Freeware
Download: Game of War: Fire Age (iTunes Portugal)
Download: Game of War: Fire Age (iTunes Brasil)


2 comentários em Game of War: Fire Age – Um MMO medieval completo para iOS

  1. medieval war game

    Hello there………..

    There’s lot of the best online free medieval war games for you available .many people have play the best online free medieval war games from here and they commented that here they found more advantage then else.for more information please visit here

    Thank you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *