Mobile, Notícias, Software, Tecnologia

Google Maps para Android – Um novo design e uma interface melhorada


A Google honrou o seu compromisso de lançar a curto prazo a versão do Google maps que foi apresentada no Google I/O 2013. As novidades estão sobretudo no campo estético presentes nas versões de Android para Smartphone e Tablet. Conheça o que existe de novo no Google Maps.

O novo Google Maps foi disponibilizado e é um passo bastante grande para reduzir ainda mais o “chrome” e optimizar a área visível do mapa. A filosofia seguida na interface é a mesma encontrada em outros serviços como o Google +. Referimos-nos à óbvia predominância de cartões de informação (ao estilo Google Now), letras mais pronunciadas e sobretudo muito menos menus e botões. Em vez de apostar nestes dois últimos elementos, a visualização do mapa simplesmente tem uma caixa de pesquisa, um botão para posicionar no mapa a sua localização, e um botão de menu minúsculo.

img_maps_google_new_02

Nos tablets, a interface é um pouco diferente mas ao mesmo tempo minimalista. Em vez de um único cartão de informação, o tablet oferece-lhe um conjunto de cartões de forma a aproveitar o tamanho maior da tela/ecrã. No geral, ambas as versões beneficiam de um layout mais limpo onde os menus e opções pouco usadas na versão anterior foram removidas. A versão para tablets e smartphones também introduz um novo aspecto no desenho cartográfico do mapa. Os nomes das estradas estão mais fáceis de ler à medida que vai aumentando o detalhe do mapa (zoom).

img_maps_google_new_03

Se estava à espera de ver novidades resultantes da compra do Waze, então terá que esperar já que a Google referiu que espera que isso aconteça nas próximas versões.

A Google também começa a apostar cada vez mais em mostrar informação de utilizadores. Por exemplo a opção “Locais favoritos”, mostra locais bastante referenciados por utilizadores que residem na cidade onde esses locais se encontram.

O Google também refere que melhorou o seu software de navegação, e acrescenta que agora sugere rotas alternativas quando procura por um destino. Os incidentes de trânsito passam agora a ser exibidos, para que possa ver o que está a causar estrangulamentos. Caso esteja a seguir um percurso, pode ainda recalculá-lo para ver alternativas ao caminho traçado anteriormente. Um problema na nossa opinião no novo Maps é o facto da Google ter removido a opção de guardar mapas offline – uma característica que tinha introduzido há um ano atrás e que bastante utilidade dava.

A Google referiu que as versões para o iPad e iPhone vão chegar “em breve”. Até lá se é um feliz proprietário de um dispositivo Android com a versão 4.0 ou superior descarregue a nova versão que está disponível a partir de hoje na loja Google Play.

Site Oficial: Google Maps
Sistema Operativo: Android 4.0 ou superior
Download: Google Maps para Android


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *