firefox_os_ciclo_lancamento Internet, Mobile, Notícias, Segurança

Mozilla anuncia estratégia de actualizações para o Firefox OS


Depois da versão 1.0 do Firefox OS ver a luz do dia, a Mozilla decidiu revelar a sua estratégia de actualizações para as versões futuras do seu sistema operativo móvel. A fundação responsável pelo popular browser Firefox, pretende lançar novas actualizações do Firefox OS com uma frequência trimestral.


A Mozilla anunciou que vai disponibilizar actualizações do Firefox OS, com novas funcionalidades, aos seus parceiros OEM em cada trimestre. De modo a manter o seu sistema móvel seguro, a fundação vai ainda disponibilizar actualizações de segurança, para as duas versões anteriores do Firefox OS, em janelas temporais de seis semanas.

“Do que temos conhecimento, a estratégia de lançamento que estamos a seguir é a mais agressiva no espaço móvel” Referiu Alex Keybl responsável pela gestão de novas versões do software produzido pela Mozilla

A estratégia da Mozilla é clara. A fundação quer trazer o processo de desenvolvimento ágil que é utilizado no seu browser para o Firefox OS. Lembramos que até agora, a empresa conseguiu lançar as novas versões do Firefox (versão desktop e Android) num espaço de um mês e meio.

Apesar de este ciclo de lançamento ser impraticável para um sistema operativo, a empresa acredita que as actualizações de segurança podem ser testadas e enviados neste período de tempo. E na prática é possível: afinal de contas, a Microsoft mantêm um ciclo de lançamento mensal de actualizações de segurança do Windows.

No entanto, a característica ciclo de lançamento de três meses é o verdadeiro factor diferenciador. Apesar de os sistemas operativos móveis serem actualizados com mais frequência do que os seus homólogos no desktop, a frequência mesmo assim nunca é inferior a um ano. Diminuir este número não será fácil, mas certamente é possível porque uma boa parte do coração do Firefox OS, é o browser Firefox que actualmente é desenvolvido de uma forma bastante ágil.

Resta-nos esperar se o Firefox OS vai ser o único a adoptar este ciclo de lançamento ou se a Google e a Apple, estão de olhos à espreita e optam por reduzir drasticamente o tempo que demoram a desenvolver uma nova versão dos seus sistemas operativos. Fonte: Blog Mozilla


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *