Mobile

Nokia 515 – um pouco mais que um feature phone



Tem uma certa preferência por um telemóvel / celular, mas está decepcionado com a falta de atenção que a maioria dos fabricantes dedicam a satisfazer as suas preferências e as do público alvo deste mercado? Então a Nokia pode ter uma oferta adequada às suas preferências. Conheça o 515, o novo celular da Nokia.

O Nokia 515 é à primeira vista um vulgar telemóvel/celular no formado “candybar” (teclas físicas à vista do utilizador) aliás revelado pelas suas dimensões (114 x 48 x 11 mm) e peso (101.1 gramas). É considerado ainda um dispositivo sem grandes pontos de interesse ao nível do software, devido a incluir um sistema operativo pertencente à Series 40 (S40) da Nokia. Contudo existem alguns detalhes interessantes que normalmente só estão presentes em smartphones.

A surpresa começa logo no detalhe da construção deste dispositivo. O Nokia 515 é delimitado por uma capa traseira à base de alumínio anodizado para lhe conferir uma maior robustez a obstáculos. É particularmente importante que a Nokia esteja atenta a este pormenor porque muitas vezes, deslocamos-nos com os vulgares “feature phones” construídos à base de plástico, no bolso das calças ou numa carteira com muitas chaves. Por essa razão um celular de plástico pode rapidamente ficar coberto de riscos. Com o Nokia 515 será mais difícil isso acontecer.

Mas se pensa que é apenas a parte traseira e em redor do Nokia 515 que é resistente a todo o tipo de peripécias do dia-a-dia então revelamos-lhe uma pequena surpresa. O ecrã/tela LCD de 2.4 polegadas QVGA incluído no Nokia 515 é revistado por um vidro Gorilla Glass 2, que é o mesmo material que reveste a grande maioria dos Smartphones de alta gama. O teclado físico presente no Nokia 515 é construído através de um tipo de resina especial de policarbonato.

img_nokia_515_02

Mas espere…, o Nokia 515 esconde ainda outras surpresas. Por exemplo inclui uma generosa câmara traseira de 5MP com led flash, 256MB de memória interna para armazenamento e suporte para um cartão microSD até 32GB. A Nokia conseguiu ainda incluir suporte neste dispositivo para Bluetooth 3.0, suporte para chamadas em alta definição (HD) e tethering por usb. Suporta ainda as redes dualband HSDPA (900/2100) e quadband GSM / EDGE, além da conectividade 3.5G. O Nokia 515 vai estar disponível em duas versões: SIM único e dual-SIM. Os compradores deste dispositivo vão ainda poder contar com uma autonomia para o modelo de sim único até 38 dias em standby e 10.4 horas em conversação (3G: até 5.3 horas).

O preço sugerido para este celular na sua versão de SIM único é de 115 euros (360 reais), o que torna mais caro do que a maioria dos smartphones Asha e feature phones actualmente no mercado. É interessante verificar que a Nokia está a apostar em modelos mais caros que se diferenciam apenas pela sua construção premium e não pelas suas capacidades no campo do software. Contudo, a Nokia conhece melhor o mercado que nós, e se percebeu que existe um conjunto de economias em que este tipo de telefone é desejado, porquê privar os consumidores?

Este modelo vai começar a estar disponível a partir do início de Setembro na Alemanha, Suíça, Polónia e Rússia. Não existem informações acerca de quando este modelo vai chegar a Portugal ou Brasil.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *