Notícias

Skype faz hoje 10 anos



Houve um tempo em que telefonar para amigos e familiares que se encontravam a longas distâncias, era sinónimo de uma enorme conta telefónica.

Agora graças ao Skype esta dificuldade foi superada, podemos telefonar para qualquer pessoa em qualquer lugar do Mundo e ao mesmo tempo ter a capacidade de vermos como quem estamos a falar em tempo real. E o melhor de tudo, é que não temos de desembolsar rios de dinheiro como era antigamente. Podemos falar, falar, falar, sem qualquer problema.

Este serviço foi fundado por Niklas Zennstrom e Janus Friis no dia 29 de Agosto de 2003. Passados estes 10 anos, pode-se dizer que este serviço mudou a forma como as pessoas comunicam e revolucionou as vidas sociais das mesmas. Para quem está longe dos seus entre queridos, este serviço é mais do que indispensável.
Nos seus primeiros três meses, o Skype tinha cerca de 1.5 milhões de utilizadores, neste momento pode contar com 300 milhões de utilizadores por mês.

“Em apenas dez anos curtos, Skype mudou relações humanas em todo o mundo, ajudando as pessoas a realizarem coisas juntas sempre que elas estão separadas”, disse uma porta-voz do Skype.

skypegraphic

Inicialmente quem adquiriu o Skype foi o website Auction eBay pelo preço de 1.6 biliões de dólares, em 2005. Quatro anos depois, 70% do capital do Skype foi vendido à empresa private equity por 1.3 biliões de dólares.Em 2011, a Microsoft comprou o Skype por 5.2 biliões de dólares.

Gareth Beavis, da Radar Tech, disse: “O facto de  muitos avós e crianças serem capazes de ligar uma televisão ou tablet e se sentirem confortáveis na sua capacidade de iniciar chamadas de vídeo com os seus entre queridos, a partir de milhares de quilómetros de distância é um testemunho do valor do Skype. Skype nunca poderia ter sido a melhor plataforma tecnologicamente, mas conseguiu pois fornece o que as pessoas querem através de uma interface simples e fácil”.

Numa recente entrevista com a BBC, o vice-presidente corporativo da Microsoft Mark Gillet, revelou que as chamadas de vídeo em 3D foram desenvolvidas. “Nós fizemos o trabalho nos laboratórios olhando para a capacidade de telas 3D e 3D de captura. Temos visto um grande progresso em telas e muitas pessoas agora compram televisões e monitores de computador que são capazes de fornecer uma imagem 3D.” disse ele.

No entanto, ele acrescentou: “Mas os dispositivos de captura ainda não estão lá. À medida que trabalhamos com esse tipo de tecnologia tem –se de adicionar múltiplas câmaras para o computador, calibrá-los de forma precisa e apontá-los no ângulo direito. Nós temos isso no laboratório, nós sabemos como fazê-lo funcionar e nós estamos olhando para o ecossistema de dispositivos e sua capacidade de suportá-la, a fim de tomar uma decisão quando podemos pensar em trazer algo assim para o mercado.

E você? Conseguiria viver sem o Skype?


2 comentários em Skype faz hoje 10 anos

  1. Luis Portugal

    O Skype agora é uma ferramenta do governo Norte-Americano. É conhecido que depois da Microsoft ter comprado o Skype, nele introduziu meios para as comnunicações deste serem “interceptáveis” pelos serviços secretos e pela polícia.
    Usem antes o “Viber” que é dedicado a smartphones mas também existe uma versão para PC.
    Senão o Viber, outra aplicação, que hoje em dia há muitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *