Sistemas Operativos

Versão final do Windows 8.1 já está disponível na internet



A Microsoft anunciou que se encontra finalizada a actualização que vai trazer ao seu computador o Windows 8.1. A nova versão atingiu o estatuto de Release to Manufacturer (RTM), e vai agora ser preparada para ser enviada para os tradicionais parceiros da multinacional sediada em Redmond. A versão final como já referimos vai ser comercializada em 18 de Outubro. Mas já é possível descarregar a última versão na internet.

Passado algumas horas da Microsoft ter anunciado que o Windows 8.1 tinha chegado à sua versão final, os internautas foram “presenteados” pela versão final. Não é o que está a pensar, a Microsoft não está a disponibilizar a actualização para o Windows 8.1 antes do tempo. Mas, vários sites de partilha de arquivos/ficheiros já disponibilizam a actualização do Windows 8.1 quase dois meses antes de a Microsoft planear disponibilizá-la ao público. A versão final do novo sistema operativo que “vazou” incorpora algumas alterações e novas funcionalidades que prometem melhorar a usabilidade do Windows 8.1.

A Microsoft adicionou um modo de vista de leitura (reading view) ao Internet Explorer 11 de modo a tornar a leitura das notícias um processo mais fácil, introduziu um tema azul para o seu cliente de correio, juntamente com uma série de adições e recursos. Os aplicativos incluídos no Windows 8.1 introduzem ainda menus idênticos ao que já existe na plataforma do Windows Phone, (uma opção representada por três pontos) que quando clicada/tocada revela a barra de aplicativos/aplicações e configurações / opções adicionais.

A versão final RTM do Windows 8.1 também inclui um cliente Skype para substituir o anterior cliente de mensagens, algumas alterações na interface com o usuário/utilizador que são notórias nas Apps do Calendário e Pessoas. A compilação (build) que vazou foi disponibilizada em sites de partilha e é uma versão com o idioma em Chinês , mas variantes inglesas já estão a caminho. A versão da build final tem a designação 9600.16384.130821-1623.

Lembre-se que estas versões na internet não são sancionadas pela Microsoft e existe sempre um certo risco de utilizadores maliciosos tirarem partido deste facto. A razão prende-se pelo facto de poder estar perante uma versão falsa que não é nada mais de um engodo para propagar virus, ou mesmo uma versão aparentemente legítima que foi modificada de modo a adicionar um trojan ou outras ameaças que podem ter acesso aos seus dados pessoais. Isto significa que se vir uma versão disponibilizada do Windows 8.1 antes da sua data de lançamento desconfie sempre.

Lembre-se se quiser esperar pela via legítima lembre-se que a nova versão vai estar disponível em 18 de Outubro na loja do Windows de um modo totalmente gratuito. A Microsoft revelou ainda que os programadores e assinantes das plataformas MSDN / TechNet (não confundir com o nosso Tech&Net 🙂 ) vão ter acesso mais cedo à actualização já que vão poder esperar até dia 1 de Outubro para instalar a versão final do Windows 8.1.


2 comentários em Versão final do Windows 8.1 já está disponível na internet

    • Rui Oliveira

      gg, até pode ser! Mas por vezes por cada versão limpa existem 6 ou 7 vírus criados por utilizadores mal intencionados para tirarem partido desta procura a um sistema operativo. 🙂

      O filtro de virus/malware que existe nos sites de partilha de ficheiros praticamente é inexistente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *