Análise

Análise: Samsung Galaxy Camera



A Samsung Galaxy Camera foi lançada já há alguns meses no mercado, e é a primeira máquina fotográfica digital que vem com o sistema operativo/operacional Android integrado e totalmente funcional como se de um smartphone se tratasse.

Esta é uma das câmaras digitais que de certo vai ser o centro das atenções onde quer que esteja, tanto pelo seu belíssimo design, ecrã touch de grandes dimensões e também pela sua interface Android extremamente intuitiva.

Para além do suporte wi-fi que já vinha sendo utilizado em várias outras câmaras digitais, a Galaxy Camera oferece ainda a possibilidade de desfrutar de rede 3G através de um cartão SIM e plano de dados, sendo assim pioneira neste segmento.

Especificações

A Galaxy Camera não poderá ser comparada com outras vulgares câmaras digitais que foram lançadas no mercado durante os últimos tempos, pois toda a sua potência não se resume a uma vulgar câmara de “click and shoot”.

Samsung Galaxy Camera

Zoom óptico de 21x

Com um ecrã HD Super Clear LCD de 4,77 polegadas todas as suas fotos e vídeos vão poder ser observadas logo após a captura com cores nítidas e extremamente realistas e o processador quad-core (1.4GHZ) vai permitir que todo o sistema funcione com uma fluidez incrível tanto nas funcionalidades fotográficas como a utilizar o sistema Android para realizar pesquisas na internet, pesquisar Apps, jogos, ver vídeos e muito mais!

As suas dimensões são um pouco maiores do que as máquinas digitais “de bolso”, tendo 70.8 x 128.7 x 19.1 milímetros e um peso de 300 gramas, mas basta utilizar a máquina durante alguns minutos para perceber que as suas dimensões não são impeditivas de uma excelente experiência de utilização devido ao seu design ergonómico.

Os 16.3 mega pixels presentes na Galaxy Camera a trabalharem em conjunto com um sensor BSI CMOS oferecem aos utilizadores resultados finais bastante bons na grande maioria das situações do dia a dia, e o zoom óptico de 21x é um excelente extra pois oferece uma definição bastante aceitável quando comparado com outras câmaras do mercado actual.

 

Design e Construção

Quando é feita a comparação directa com outras câmaras deste segmento, é bastante claro que a Galaxy Camera é maior e também mais pesada, pois as restantes fabricantes têm-se mostrado mais interessadas em cada vez mais tornar os seus produtos mais compactos.

Samsung Galaxy Camera

Design ergonómico

Com a introdução do sistema Android na Galaxy Camera e um zoom óptico de 21x era impossível para a Samsung conseguir criar uma máquina que igualasse a sua concorrência nas suas dimensões, mas o resultado final não deixou que a suas “largas curvas” se tornassem um ponto negativo.

A câmara vêm equipada com uma pega revestida a borracha que se revela extremamente útil para manter a câmara segura e estável durante a sua utilização. Quando comparada com outras câmaras podemos observar a falta de um local específico para que se possa apoiar o polegar para quando se utiliza a máquina com apenas uma mão. O motivo para a inexistência deste pequeno detalhe é o facto de o ecrã touch ocupar a totalidade da parte traseira da Galaxy Camera.

Uma das surpresas foi apenas possível devido à grande versatilidade oferecida pelo grande ecrã touchscreen e o sistema Android, a Galaxy Camera tem apenas 3 botões: botão de energia, botão de disparo e um pequeno botão do seu lado esquerdo para fazer abrir o flash.

Na parte inferior da máquina poderão encontrar o suporte para tripés e um pequeno compartimento onde poderão encontrar a bateria, entradas para cartão de memória microSD e cartão SIM e ainda um entrada microHDMI. Já no seu lado direito, estão incorporadas uma entrada microUSB para carregar a máquina ou realizar transferência de ficheiros e uma entrada audio jack de 3,5mm.

 

Interface

Para os utilizadores e fãs do sistema Android não irão haver muitas surpresas, se não pensarem que estão a utilizar uma câmara digital em vez de um smartphone ou um tablet.

Samsung Galaxy Camera

Sistema operativo/operaciona Android Jelly Bean

Toda a experiência oferecida pela interface da Galaxy Camera é 100% Android e caso não se esteja a utilizar as funcionalidades fotográficas pode-se dizer que se trata de um verdadeiro smartphone (não podendo apenas realizar chamadas telefónicas).

Com a Galaxy Camera vai poder aceder à Google Play Store e realizar o download de qualquer aplicação ou jogo que desejar, pois o ecrã/tela de 4,77 polegadas é compatível com a grande maioria. A navegação nos menus é extremamente fluida e intuitiva e todas as opções de definições e personalização estão bem organizadas e são de fácil acesso.

Devido ao sistema Android vai poder organizar o Home Screen tal como se faz num smartphone Android, podendo utilizar atalhos, pastas e widgets.

Modos e Funcionalidades

Este é um dos segmentos de grande destaque da Galaxy Camera face à sua concorrência, a sua enorme versatilidade de modos e funcionalidades torna possível agradar a um vasto leque de utilizadores.

Samsung Galaxy Camera

Modo especialista / manual

Pode-se dividir esta secção em três áreas fundamentais: modos inteligentes, modos manuais e funcionalidades de edição.

Incluídos no software pela Samsung vêm já 19 modos inteligentes para capturar as suas fotografias:

  • Rosto belo
  • Melhor fotografia
  • Disparos contínuos
  • Melhor rosto
  • Paisagem
  • Amanhecer
  • Neve
  • Macro
  • Alimentos
  • Festa/Interior
  • Fixar acção
  • Tons ricos (HDR)
  • Panorama
  • Queda de água
  • Perfil (silhueta)
  • Pôr do Sol
  • Noite
  • Fogo de artifício
  • Desenho de luz

Estes são todos modos inteligentes que vão ser extremamente úteis para os utilizadores, ajudando a capturar as melhores fotografias nos mais variados cenários e ambientes.

A Galaxy Camera tem ainda um modo “especialista” que veio chamar à atenção de uma outra categoria de utilizadores mais experientes em fotografia, pois possibilita o controle de funções mais profissionais que apenas existiam em câmaras DSLR.

Neste modo “especialista” vai poder controlar aspectos como por exemplo: velocidade do obturador, abertura, ISO e EV (brilho). Tendo ainda alguns modos semi-automáticos disponíveis dentro do modo “especialista”.

Uma outra funcionalidade extra que certamente vai fazer a delícia de muitos utilizadores são as suas capacidades de pós-edição. A Galaxy Camera coloca à disposição do utilizador nada mais nada menos do que 65 ferramentas e efeitos para personalizar as suas fotos, reduzindo bastante a constante necessidade de transferir fotografias para o computador para colocar todos aqueles efeitos e aplicar correções.

 

Performance

Tal como já seria de esperar devido às suas fortes especificações, a performance da Galaxy Camera é bastante boa desde o momento em que carrega no botão de energia pela primeira vez, levando menos de 10 segundos a iniciar.

Samsung Galaxy Camera

Durante a captura de fotografias, consegue-se perceber que todo o hardware usado na construção desta máquina está a funcionar em sintonia. A focagem automática é extremamente responsiva, podendo ser feita através do botão de disparo ou toque no ecrã.

Quando utilizada em ambientes de boa luminosidade a dificuldade de capturar fotos de grande qualidade é nula, pois a câmara consegue focar e optimizar a imagem automaticamente quase na perfeição. Em situações de pouca luminosidade poderá tornar-se um pouco mais desafiante, tendo de explorar um pouco mais o comportamento da máquina para obter os melhores resultados.

O zoom óptimo de 21x é um grande bónus na Galaxy Camera, especialmente pela qualidade das fotos que permite capturar. Quando se está com o zoom na sua máxima potência, é extremamente difícil manter a imagem estável o suficiente para capturar fotografias nítidas e de boa qualidade, mas quando é utilizado um tripé, torna-se possível capturar fotos com zoom de 21x e grande qualidade.

O flash é muitas das vezes o ponto fraco de várias câmaras digitais, interferindo em demasia nas cores obtidas ou até mesmo revelando-se insuficiente para iluminar a maioria dos ambientes. No caso da Galaxy Camera isso não acontece, o seu flash é bastante equilibrado, oferecendo mesmo nos ambientes mais escuros fotografias com tonalidades realistas e detalhes bem definidos.

A performance da bateria na Galaxy Camera deverá ser analisada de duas formas distintas, quando se utiliza exclusivamente como máquina fotográfica e quando se utiliza funcionalidades como aplicações externas, visualização de vídeos ou navegação na internet.

Na primeira situação, quando utilizada exclusivamente como máquina fotográfica, a Galaxy Camera oferece uma duração equivalente às da sua concorrência actual de mercado, mas quando se utiliza todas as outras funcionalidades devemos esperar com uma performance ao nível de um smartphone Android de média/alta gama.

Contudo, ao adquirir uma segunda bateria (que vem com um carregador externo) o problema de ficar sem bateria a meio de um dia fica imediatamente resolvido.

Gravação de vídeo

A captura de vídeo com a Galaxy Camera é bastante fácil e até divertida, sendo que para activar o modo de gravação basta tocar num botão presente no ecrã. A gravação de vídeo poderá ser feita numa qualidade máxima de 1920 x 1080 a 30 frames por segundo.

Durante a gravação de vídeos é possível ver que o foco automático funciona de forma bastante rápida, embora por vezes se revele um pouco “confuso” no seu funcionamento e o zoom funciona na perfeição sempre que necessário, não ficando gravado qualquer ruído durante a sua utilização.

A Galaxy Camera tem ainda incluída nas suas funcionalidades de gravação o modo de gravação em câmara lenta, que funciona bastante bem embora a qualidade da imagem seja visivelmente reduzida e não capte qualquer tipo de som.

Captura de fotografias

De um modo geral a qualidade obtida na grande maioria das fotografias é bastante boa, mas muito poucas vezes conseguimos obter uma qualidade fantástica. Se retirarmos à Galaxy Camera todas as suas inovações (SO Android, processador quad-core, touchscreen de 4,77 polegadas, etc.) ela transforma-se rapidamente numa vulgar câmara digital de “point and shoot”.

Mas esse não é o principal propósito desta máquina, esta máquina foi criada para tirar fotos de boa qualidade e depois oferecer o que mais nenhuma oferece, uma única capacidade de pós edição de fotografias e partilha automática nas redes sociais.

Em baixo podemos ver um pouco mais sobre o resultado prático das opções de edição de imagem.

 

Conclusões

A Samsung Galaxy Camera veio trazer ao mercado das máquinas fotográficas muitos aspectos únicos, como por exemplo a possibilidade e facilidade de editar e partilhar conteúdo para qualquer dispositivo Android, rede Cloud ou qualquer rede social.

A qualidade das fotografias capturadas em ambientes de boa luz e de baixos níveis de ISO é bastante boa, obtendo fotografias com grande detalhe e sem ruído. No caso de ambientes com condições menos favoráveis poderá ser mais complicado conseguir fotografias com tanta qualidade, mas ainda assim a qualidade obtida é bastante aceitável.

Toda a interface da Galaxy Camera é única, tanto em versatilidade como em simplicidade, pois é a primeira câmara a chegar ao mercado com o sistema operativo/operacional Android.

O grande ponto de interrogação fica exactamente quando falamos do seu preço de mercado, estando disponível na Fnac por 399€ (Portugal) e na Walmart por R$ 1,998 (Brasil). Será que não se consegue encontrar uma outra máquina digital com a mesma qualidade fotográfica mais barata? Certamente que sim, mas não irá encontrar nenhuma outra que ofereça tanta versatilidade em termos de partilha e edição de fotografias na hora.

 

Galeria de fotografias tiradas com a Samsung Galaxy Camera

Notas finais

Qualidade de imagem/vídeo
Funcionalidades
Desempenho
Design / Interface
Preço
Pensamentos finais

A Galaxy Camera apresenta uma brilhante variedade de funcionalidades e opções de partilha de conteúdos na hora, contudo, o seu preço elevado poderá trazer a preferência em equipamentos com preços mais modestos e com qualidade fotográfica semelhante.

Classificação 4.1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *