Garmin lanca Vector para ciclistas Tecnologia

Garmin Vector: um sistema de pedal com medidor de potência de alta precisão



O novo sistema de pedal com medidor de potência Garmin Vector  mede a força direta que o ciclista está a aplicar precisamente no local onde esta está a ser aplicada – o pedal.

Os dados precisos de medição da potência vão permitir uma otimização do treino e uma maior e melhor gestão do esforço de um ciclista em treino intervalado, provas cronometradas, triatlos ou até mesmo em competições

A instalação do sistema Vector é extremamente simples e não obriga à alteração de nenhum componente crítico.

 

Confira o comunicado de imprensa da íntegra:

A Garmin anunciou o lançamento e a disponibilização do tão antecipado Vector – um sistema de pedal com medidor de potência de alta precisão – especialmente desenhado por ciclistas, para ciclistas. O Vector mede a força direta que o ciclista está a aplicar precisamente no local onde esta está a ser aplicada – no pedal. Extremamente leve e portátil, foi projetado para oferecer aos atletas uma instalação rápida e uma inigualável facilidade de uso. São precisos apenas alguns minutos para que o Vector seja instalado e fique totalmente operacional para facultar dados relativos à potência gerada pelo ciclista, de uma forma totalmente precisa e fiável. Pelo facto de ter sensores integrados em ambos os pedais, este sistema de medição garante o acesso aos dados de medição da potência gerada por cada uma das pernas, o que aumenta não só a fiabilidade da informação obtida, mas também permite a identificação mais rápida de eventuais desequilíbrios na produção de energia pelas duas pernas. Os dados são fornecidos às unidades compatíveis com a tecnologia ANT+™. O Vector está já disponível e o seu potencial estará em destaque durante a Eurobike, a Interbike e o Ironman World Championships que se irá realizar em Kona, no Hawai.

Garmin Vector: Potência medida onde realmente interessa

Fácil, rápido e preciso

Para a grande maioria dos ciclistas, a compra de um sistema de medição de potência é muitas vezes sinónimo de um processo complicado e algo intimidador, especialmente pelo facto de envolver complicados ajustes mecânicos nas bicicletas. O Vector vem simplificar todo este processo. Os ciclistas podem facilmente adquirir o Vector e instalá-lo rapidamente nas respetivas bicicletas em poucos minutos. Não é necessário perceber de mecânica, pedir a ajuda de terceiros, ou sequer recorrer a serviços de assistência de uma loja. O medidor de cadência vem também já integrado, pelo que não existe a necessidade de instalação de sensores exteriores, e o processo de configuração inicial é extremamente facilitado através de uma unidade principal, como o Edge®. O próprio design do Vector facilita todo o processo de instalação, mesmo quanto o ciclista pretende rapidamente trocar de bicicleta durante uma prova desportiva, ou simplesmente pedir uma bicicleta emprestada a terceiros. A estrutura muito leve, mas resistente dos pedais é compatível com as principais marcas e pedaleiras.

A magia por detrás dos watts

A potência está diretamente relacionada com o desempenho ciclístico: quanto mais potência um ciclista conseguir gerar, maior é o potencial para obter bons resultados. Esta é uma medida objetiva, concreta e imediata do trabalho de um atleta. Os resultados gerados, medidos em watts, vão permitir uma concreta medição do desempenho de cada ciclista, a eliminação de potenciais imprecisões e a criação de planos de treino mais claros e personalizados, que permitam quantificar com exatidão a sua evolução. O Vector mede com precisão a deflexão no eixo do pedal à medida que o ciclista pedala – centenas de vezes por segundo – para determinar a força direta que o ciclista está a aplicar. Também determina a cadência do atleta.

Cada pedal é individualmente calibrado na fábrica da Garmin. Os valores de calibração ficam armazenados no próprio pedal e são utilizados no cálculo da potência por comparação. O sistema mede sempre a força direta que o ciclista está a aplicar precisamente no local onde esta está a ser aplicada – no pedal. É a medição da força aplicada através das centenas de pedaladas dadas e da cadência do ciclista, que permite o apuramento de valores de potência precisos e consistentes, atualizados a cada segundo. Os sensores encontram-se vedados dentro do corpo do fuso, um dos componentes mais robustos da bicicleta, o que oferece uma proteção garantida conta vibrações, pó e humidade.

“Estamos muito satisfeitos por podermos lançar um equipamento de alto nível como o Vector, e oferecer aos ciclistas de todos os níveis uma ferramenta que vai tornar-se insubstituível, que lhes fornece um conjunto de dados verdadeiramente úteis para a otimização de todo o treino e para o aumento do seu desempenho pessoal”, disse Natália Cabrera, diretora de marketing da Garmin Iberia. “Pelo facto de garantir medições precisas e fiáveis, o Vector vai rapidamente tornar-se uma das soluções mais desejável na comunidade de ciclistas”, concluiu a responsável.

A verdadeira vantagem competitiva

Para os utilizadores que já usam os sistemas Garmin Edge 810/800 e Edge 510/500 ou o Forerunner® 910XT, a adoção do Vector irá significar a elevação do treino para um nível superior, e muito mais profissional. O Edge passa a disponibilizar não só os indicadores de potência gerada no global, e por cada perna, como também a cadência e as métricas de potência internacionais da TrainingPeaks™: Normalized Power (NP ™), Intensity Factor (IF ™) e Training Stress Score (TSS ™), em tempo real.

Treino completo

O Vector foi ainda desenhado para facilitar a atualização do software, graças à tecnologia wireless ANT+ e à aplicação Vector Updater. Através da Garmin Connect os ciclistas de todos os níveis podem planear, rever, reproduzir, reviver e partilhar todos os seus treinos. Os utilizadores desta comunidade podem partilhar os seus treinos e enviá-los diretamente para equipamentos de fitness da Garmin que sejam compatíveis.

Preço e disponibilidade

O Vector já está disponível no mercado português por um preço de venda ao público recomendado de 1.549 euros, IVA incluído. Pode ser adquirido nos agentes Garmin autorizados.

Não temos informações acerca do preço e data de disponibilidade no Brasil

Para informações detalhadas sobre o Vector clique aqui.

Para ver o Vector em ação no terreno visite o site www.garmin.com/Vector.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *