Imagem & som, Notícias

Ray Dolby um dos pioneiros da alta fidelidade falece aos 80 anos



O Mundo do áudio está em luto devido ao falecimento de Ray Dolby. Dolby deixa-nos pouco tempo depois de a indústria do som perder nomes de peso como Fritz Sennheiser e Amar Bose, à semelhança destes dois pioneiros, o legado de Dolby continuará para os telespectadores e ouvintes a causar impacto no mundo inteiro por muitos anos vindouros.

Ray Dolby fundou a Dolby Laboratories em 1965, de modo a conceber um lugar para os engenheiros que tinham tal como ele o objectivo de “explorar os limites da visão e do som”, como é indicado na página inicial da empresa. Este pioneiro da indústria do som é talvez mais conhecido pelo o sistema Dolby dotado de uma alta fidelidade e redução de ruído, que em tempos mais modernos, se reduz a um selo icónico de sua empresa presente em quase todos os grande filmes e equipamentos AV conhecido nas prateleiras das superfícies da especialidade.

img_ray_dolby_02

Há que aponte a saga Star Wars (Guerra das esrelas) como um ponto de inflexão crítico na tecnologia de áudio, com as inovações da Dolby se tornaram essenciais para o processo de mistura da saga. Para o filme foi necessário combinar centenas de faixas individuais, cada uma a conter o seu próprio ruído e som característico. Em entrevista à variety, o ex-colega de Dolby, Michael Minkler refere: “em 1977, quando nós misturámos o Star Wars, não havia literalmente nenhuma outra maneira de misturar um filme dessa magnitude sem a tecnologia de Redução de ruído Dolby. Se as invenções de Ray Dolby nunca tivessem acontecido, (a mistura do ‘Star Wars’) não poderia ter acontecido. ”

O áudio envolvente resultante da tecnologia criada por Dolby continua a liderar o sector, onde Dolby 3D e Dolby Atmos são as mais recentes novidades. Ray Dolby tinha 80 anos e teve nos últimos anos que sobreviver com a doença de Alzheimer. Uma coisa é certa, o legado do génio do som, vai marcar a indústria de cinematográfica para sempre.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *