Mobile

Utilizadores do Android podem agora bloquear os seus dispositivos perdidos remotamente



Preocupado com os dados do seu telefone Android ou tablet perdido que caiam nas mãos erradas? Agora você pode bloquear o dispositivo remotamente.

O gerenciador de dispositivos Android da Google, é um serviço prático que permite que você veja a localização do seu dispositivo Android perdido ou mesmo roubado e pode remotamente apagar todos os seus dados, para que pessoas alheias não tenham acesso aos mesmos.

A grande novidade da mais recente actualização do Android Device Manager, é que agora permite bloqueio através de uma senha remota. Se você quiser evitar que outras pessoas acedam ao seu dispositivo, você pode enviar uma senha remotamente. Desta forma quem ficou com o seu dispositivo, fica totalmente impossibilitado de ver seja o que for.

O recurso é bastante fácil de implementar.No seu dispositivo Android,abra o Gerenciador de dispositivos Android. De seguida verifique as opções de localizar remotamente o dispositivo e active a opção bloqueio remoto e a opção “reset” de fábrica, se esta não tiver seleccionada.

Vá ao site do Android Device Manager e aceite que o gestor de dispositivos utilize os dados de localização do seu dispositivo em questão.

um

Você verá três opções: “tocar”, “bloquear” e “Apagar”. Para enviar um novo código para o seu dispositivo, clique em “Bloquear”. Digite e confirme a nova senha e, em seguida, clique no botão “Lock” ou “Trancar”. O dispositivo irá exibir um teclado alfanumérico que você digite a nova senha para aceder ao dispositivo.

Dois

Eu tentei o com o meu Nexus 7 e funcionou. Eu recomendo para qualquer utilizador de Android, mas especialmente para aqueles que viajam com o seu dispositivo e que querem ter a certeza que seus dados estão a salvo de olhares indiscretos.


2 comentários em Utilizadores do Android podem agora bloquear os seus dispositivos perdidos remotamente

  1. pedro duarte

    A pergunta é simples. Roubam.me o telemóvel, entram na recovery manualmente fazem wipe data la se vai essa aplicação e os dados de acesso ao mail. Porem tudo o resto fica fotos ficheiros por ai fora… continuam achar que isto resulta? Ou é mais uma ferramenta para que terceiros futuramente saibam exactamente onde estão??…..

    • Rui Oliveira

      Pedro.

      Vou responder de forma mais ou menos genérica, e restringir-me ao que este tipo de aplicações fazem, já que a sua pergunta é sobre a real eficácia deste tipo de ferramentas de segurança.

      Eu respondo… depende do tipo de ferramentas de segurança. Se de facto forem boas (ainda não testei esta, embora existam há anos aplicações do género no Google Play), impedem que um utilizador faça reboot pelo menos por software para a recovery. Claro que existe sempre a possibilidade de um assaltante ou alguém que encontre um telemovel no chão, conheça o procedimento de utilizar as teclas correctas para entrar na recovery (no fundo por hardware). Mas, a probabilidade de alguém com esses conhecimentos encontrar o seu telemovel é diminuta. Mais do que isso, é mais fácil você com este tipo de ferramentas rastear a pessoa que se apoderou o telemovel, do que ela fazer isto e mesmo que essa pessoa faça isso, basta ligar o telemovel uma vez para este tipo de ferramentas normalmente comunica logo a localização para o servidor.

      Se for rápido e se interface de uma deste tipo de ferramentas for boa, pode agendar um “Wipe remoto” dos dados e todas as suas fotografias e dados pessoais são apagados.

      Conclusão, a probabilidade de encontrar alguém com os conhecimentos para fazer o que disse é diminuta. O vulgar ladrão não tem estes conhecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *