Mobile

Xiaomi anuncia o MiPhone 3 e entra no mercado das Smart TV’s com a MiTV 3D


A Xiaomi é uma startup chinesa que ficou recentemente conhecida nos media, por ter assegurado a contratação do brasileiro Hugo Barra um dos homens fortes da Google. A empresa chinesa tem registado um crescimento significativo nos últimos anos e possui inovação e ambição no seu ADN que lhe permite um dia aspirar à liga dos grandes fabricantes como a Samsung e a Apple. Nesse sentido e à margem da IFA a decorrer actualmente em Berlim, a empresa lançou o MiPhone 3 um smartphone de alta gama. A empresa também aproveitou para tentar a sua sorte no mercado de Smart TV’s e apresentou a MiTV 3D.

Xiaomi MiPhone 3

O design industrial do MiPhone 3 é amplamente baseado nas mais recentes tendência de mercado, Aliás não deixamos de notar certas semelhanças deste dispositivo com o Lumia 800 e Lumia 900 da Nokia. Coincidências (ou talvez não), a realidade é que o MiPhone 3 é um Smartphone bastante bonito e moderno. Este Smartphone, vem equipado com um display de 5.0 polegadas que ostenta uma resolução Full HD (1920×1080). Na prática a resolução do display traduz-se numa densidade de pixeis de 441 ppi. Um pormenor novo do display em relação ao modelo anterior da Xiaomi, é o facto de possuir uma sensibilidade elevada ao toque que permite aos seus usuários/utilizadores operar o dispositivo, mesmo com luvas, uma característica muito desejada em países com climas frios.

img_xiaomi_mi3_mitv_02

A empresa segue as tendências de mercado e dos seus lideres, nomeadamente a Samsung na oferta do MiPhone em duas versões. A primeira versão integra de fábrica o chipset NVIDIA Tegra 4 que na prática se traduz na inclusão de um processador quad-core a 1.9 Ghz. Devido a este chipset não possuir um módulo integrado que suporta 4G, vai ser vocacionado em primeiro lugar às operadoras de telecomunicações chinesas que apenas suportem 3G. Nos restantes casos das operadoras que suportem 4G a Xiaomi segue as pisadas da Samsung no Galaxy note 3 e 10.1 e opta por incluir no MiPhone 3 um chipset Qualcomm Snapdragon 800 dotado de um processador quad-core a 2.3 GHz. Este smartphone inclui ainda por omissão 2GB de memória RAM, o que o torna competente na gestão de múltiplos aplicações ou jogos a executar em paralelo.

img_xiaomi_mi3_mitv_03

A par das características técnicas de topo, o MiPhone 3 não desilude no campo da fotografia/vídeo visto que inclui uma câmara traseira de 13 Megapixeis. Não se trata contudo de uma câmara qualquer, já que possui uma abertura F2.2 e inclui lentes de 28 mm “Exmor RS” fabricadas pela Sony – um dos líderes no mercado de fotografia. Para uma iluminação adequada de imagens nocturnas, o MiPhone 3 inclui um dual-LED flash da Philips. A câmera frontal, por outro lado, é de 2 megapixels capaz de gravar vídeo em 1080p. No campo do software o MiPhone integra a MIUI V5, a versão altamente modificada do Android.

O Xiaomi MiPhone 3 vai estar disponível a um preço de 327 dólares (247.44 euros ou 768 reais ), para a versão com armazenamento interno de 16 GB, enquanto o modelo de 64 GB custa 408 dólares ( 397 euros ou 959 reais). É de facto um preço bastante convidativo, se o compararmos apenas no mercado de dispositivos Android, com o Samsung Galaxy S4 ou o HTC One.

Xiaomi MiTV 3D

A Xiaomi também aproveitou para revelar hoje uma Smart TV 3D de 47 polegadas. As novas Smart TV’s são poderosos centros de lazer com uma capacidade de processamento, reminiscente do que actualmente se encontra nos Tablets e Smartphones mais potentes. A MiTV 3D não é excepção e a prova disto é o facto de ser alimentada por um potente processador de 1.7 GHz quad-core integrado no chip Qualcomm Snapdragon 600. Para ajudar à reprodução de conteúdo multimédia como vídeos de alta definição ou mesmo jogos o chipset inclui o GPU gráfico Adreno 320. Esta SmarTV inclui ainda 2 GB de RAM o que na prática a ajuda a suportar a execução de várias aplicações e jogos em simultâneo. A MiTV 3D inclui ainda um armazenamento interno de 8GB para que possa guardar todo o conteúdo que bem entender.

img_xiaomi_mi3_mitv_04

Assim como o MiPhone 3, a MiTV utiliza uma versão da interface MIUI adequada para o grande ecrã (que na prática continua a ser baseada em Android). A TV tem suporte para várias tecnologias de streaming, como Miracast, WiDi, AirPlay, DLNA, SMB, e muito mais. A unidade também tem suporte Bluetooth 4.0 para controladores/comandos sem fio e auscultadores Bluetooth. A MiTV também vem com um set-top box para suporte de TV por cabo e, claro, possui suporte para exibição de conteúdos em 3D e inclui de fábrica dois óculos 3D.

img_xiaomi_mi3_mitv_05

A Xiaomi MiTV 3D cerca de 490 dólares (372 euros ou 1152 reais) mais uma vez um valor irrisório comparado com os preços actualmente praticados neste segmento de mercado.

Não há detalhes relativos a quando estes dispositivos vão estar disponíveis no mercado e se vão chegar ao mercado de países de língua portuguesa. Mas se pudéssemos especular, a disponibilidade em mercados internacionais por parte de dispositivos da Xiaomi não está muito longe de se concretizar.


1 comentário em Xiaomi anuncia o MiPhone 3 e entra no mercado das Smart TV’s com a MiTV 3D

  1. Carlos Gonçalves

    Boa noite,

    Muito obrigado pelo se artigo! Se já estava tentado com estes produtos agora quero mesmo comprar. Ja é possível adquiri-los?

    Se sim que sites recomenda?

    Obrigado,
    Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *