Notícias

Google retira suporte do Chrome a todos os usuários do Windows XP



A Google anunciou hoje que vai deixar de apoiar o Chrome no sistema Windows XP em abril de 2015, isto significa que a empresa vai parar de fornecer actualizações regulares e patches de segurança.

Curiosamente a Google vai parar de dar suporte ao Chrome no Windows XP, um ano depois de a Microsoft deixar de dar suporte ao seu sistema operativo/operacional (termina a 8 de Abril de 2014), o que implica que a Google já estava planear parar o dito suporte para o seu navegador no mesmo dia em que a Microsoft parou de dar suporte para o seu sistema operativo/ operacional.

A empresa justifica este gesto de boa vontade como um movimento de segurança, pois tem observado diversos erros no navegador, que não estão corrigidos e que são frequentemente usados por criminosos para colocar malware e infectar diversos computadores.

Contudo a Google não é alheia ao facto de que o Windows XP ainda é amplamente utilizado por diversas empresas e utilizadores:

“Reconhecemos que centenas de milhões de utilizadores (usuários), incluindo uma boa parte dos utilizadores (usuários) actuais do Chrome, ainda dependem de XP. Além disso, muitas organizações ainda executam dezenas ou mesmo centenas de aplicações no XP e podem ter problemas para migrar. Nosso objectivo é apoiar o Chrome para utilizadores (usuários) do Windows XP durante o processo de transição. Mais importante ainda, o Chrome no XP ainda será automaticamente actualizado com as correcções de segurança mais recentes para proteger contra malware e ataques de phishing.”

Dada a popularidade do Chrome, este é um movimento que a Microsoft deveria aplaudir, pois de facto é um movimento que está a ir ao encontro dos seus interesses. O IE8 ainda é o navegador mais popular do Mundo, mas isso é em grande parte devido ao facto de que utilizadores (usuários) do Windows XP não puderem actualizar para versões mais recentes do navegador da Microsoft, o IE8 é a última versão que eles podem instalar.

O IE9 só está disponível para Windows Vista e Windows 7. Ao mesmo tempo, o IE10 e o IE11 são apenas para os sistemas Windows 7 e Windows 8. Deste modo muitos utilizadores (usuários) do Windows XP, podem optar por utilizar navegadores de terceiros como o Chrome e o Firefox.

Fonte: The Next Web


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *